Há algum tempo que a Microsoft mostrou que tem o Android como um dos seus parceiros e está focada nele. Quer fazer a união perfeita entre este sistema e o Windows 10, ligando de forma única o smartphone e o PC.
As novidades neste campo têm surgido de forma rápida e interessante. Uma nova surgiu agora, ainda que com um alcance limitado. Para ter o ecrã do Android no Windows 10 já pode ser usado o Wi-Fi, deixando de haver a dependência do Bluetooth.
Novas formas de ligar o Android ao Windows 10
A app O Seu Telemóvel tem conseguido fazer a ponte entre o universo Android e o Windows 10. As suas capacidades trazem o smartphone do utilizador para dentro do Windows 10, dando acesso a quase todas as funcionalidades deste.
Algumas estão ainda em testes e a ser preparadas para poderem posteriormente ser usadas por todos, ainda que acessíveis no Programa Insiders. Uma delas, o espelho do ecrã do Android, está mais limitada e apenas funciona em dispositivos Samsung. Espera-se que surja em mais dispositivos, mas ainda sem data esperada.
Esta tinha também como limitação uma dependência do Bluetooth, o que limitava a distância de utilização e os equipamentos a serem usados. Isso agora foi alterado e a mais recente versão, ainda em testes, traz a ligação através de Wi-Fi.
O Wi-Fi vem substituir o Bluetooth
Com a possibilidade de usar qualquer rede Wi-Fi, esta funcionalidade torna-se ainda mais interessante. Desta maneira podemos dispensar totalmente o uso do smartphone, espelhando o ecrã no PC onde normalmente trabalhamos. Com a capacidade de atender chamadas também presente, torna-se uma ferramenta única.
Telefones Samsung suportados
- Galaxy Fold
- Galaxy Note 10 e Note 10+
- Galaxy S10, S10+ e S10e
- Galaxy A30s, A50s e A90
Para os telefones suportados basta usar a app Link para o Windows, disponível na Samsung Galaxy Store. Uma vez instalada, podem simular o toque do ecrã e todos os gestos associados aos botões, físicos ou não. Do lado do Windows é, contudo, necessária a Atualização de Outubro de 2018 ou posterior e a app O Seu Telemóvel.
Está assim dado mais um passo importante para que o Windows 10 abrace de vez o Android. OS utilizadores têm aderido de forma única a esta solução e a Microsoft só tem a ganhar com isso. O smartphone pode ficar no bolso e tudo se passará no novo sistema da gigante do software.