A Google tem estado a tomar uma abordagem no Android de descentralização. A face mais visível desta mudança está na remoção das APIs do próprio Android para o Google Play Services.
Isto leva a que seja mais simples atualizar alguns componentes, mas traz consigo alguns problemas. O mais recente surgiu este fim de semana, com relatos de problemas graves de consumos de bateria em muitos equipamentos Android.
O Google Play Services é atualmente um dos elementos do Android de maior importância. É aqui que a empresa delega a gestão de funções tão diferentes como as notificações, a gestão do GPS ou operações que correm em fundo. Todas são essenciais e estão concentradas num único ponto.
Consumos anormais de bateria no Android
Tem vantagens óbvias no campo das atualizações, uma vez que retira das marcas a necessidade de atualizações. Ao mesmo tempo, traz novos problemas quando uma falha é introduzida. Este caso aconteceu agora, com a versão 18.3.82, que trouxe consumos anormais de bateria.
Ao longo do último fim de semana surgiram muitos relatos deste problema. Em todos estava focado no Google Play Services, que consumia de forma anormal bateria. Não existe um padrão de equipamentos ou de versões do Android
Here we go again with the secret battery assassin Google Play services that updates in the background and stabs your phone right in the heart. pic.twitter.com/Zu8jRchzYq
— Artem Russakovskii (@ArtemR) 9 de agosto de 2019
Por agora a Google ainda não tem disponível uma solução para esta falha, devendo a mesma estar a ser validada e corrigida. Espera-se que entretanto surja uma correção para o problema, que será aplicado com uma simples atualização deste componente.
A solução para o problema do Google Play Services
Para evitar o problema, os utilizadores têm duas soluções. A mais rápida e simples passa pela utilização da versão de testes deste componente, que pode ser feita neste link. A segunda passa pela não atualização do Google Play Services, algo que não é trivial de ser feito.
Para validar se este problema está presente, basta confirmar no Android quem tem estado a consumir mais bateria. Nas Definições esta informação está apresentada, de forma simples e muito clara. Se o Google Play Services estiver à cabeça, então o problema está a manifestar-se.