Pplware

Dica Android: Fazer backup e restaurar todos os dados sem root

Um dos fatores que muitos descuram são as copias de segurança dos seus dados, em especial nos sistemas operativos móveis. Tanto o Android como o iOS têm mecanismos automáticos para tratar deste ponto, mas nem sempre são perfeitos.

No caso do Android, existem apps para tratar das cópias de segurança, mas requerem que tenham root feito. Há, no entanto, uma ferramenta que pode ajudar a fazer backup e restauro de todos os dados do seu Android sem root.


Apesar de ter um sistema de backups próprio, alojado no Google Drive e perfeitamente integrado no sistema, o Android não guarda toda a informação dos utilizadores, o que pode trazer problemas em caso de falha dos equipamentos ou até na sua simples troca.

Com um simples comando e uma ligação ao PC, é possível salvar todos os dados de um smartphone Android e depois, quando necessário, recuperá-los. Vamos ver como estes processos podem ser feitos.

Preparar o Android para backups ou restauro

Para realizar estas operações, porque precisam de ligar o Android ao computador, necessitam de ativar a Depuração USB. Comecem por ativar o Modo de Programador, tal como já explicámos.

Depois, dentro da nova área de controlo do Android, devem ativar a Depuração USB, para garantir a ligação do Android ao computador.

A primeira vez que ligarem o smartphone ao PC, e devem fazê-lo de imediato, o Android irá pedir a autorização para a depuração USB. Devem concordar e até tornar esta escolha permanente.

Como fazer backup do seu Android pelo ADB

O primeiro processo é a realização de um backup, para guardar todos os dados que estejam no smartphone Android. Para tal basta um simples comando, que cria a cópia de segurança.

adb backup -apk -shared -all -f backup.adb

Tanto o nome como a localização do ficheiro backup.ab podem ser alterados, bastando para isso que indiquem tanto o novo nome, como a nova localização. Caso surjam erros, devem detetar o dispositivo com o comando adb devices, que deverá mostrar o smartphone ligado.

O Android irá de seguida pedir a autorização ao utilizador, devendo este definir uma palavra passe para proteger a cópia de segurança que está a ser feita. Sem essa password, o backup não será feito.

O processo decorrerá em pouco tempo, dependendo sempre do volume de dados que estiver a ser salvaguardado. No final tanto o Android como o PC vão mostrar uma mensagem de sucesso. Podem, e devem, colocar o ficheiro gerado num local seguro.

Como restaurar o seu Android pelo ADB

O processo inverso, a reposição do backup, é também um processo simples e que decorre também com um simples comando. Devem saber onde está o ficheiro de backup e garantir a ligação ao PC.

adb restore backup.adb

Devem adaptar o nome e a localização do ficheiro adb para a a correta. Caso surjam erros, devem detetar o dispositivo com o comando adb devices, que deverá mostrar o smartphone ligado.

Também aqui será pedida a intervenção do utilizador, que deverá indicar a password e avançar como processo de restauro completo.

Este é também um processo rápido, que dependerá sempre do tamanho da cópia de segurança. No final tanto o PC como o Android vão mostrar uma mensagem de sucesso. Vão também encontrar todas as aplicações e os dados repostos e acessíveis aos utilizadores.

Esta é também a forma mais simples, rápida e segura de fazer backups e restauros no Android. Consegue levar todos os dados e aplicações, garantindo que nada se perde em caso de problemas.

Exit mobile version