Pplware

As novidades do MIUI 7

Numa altura em que passaram 5 anos desde que a Xiaomi lançou ao mundo a primeira versão do MIUI, mais precisamente a 16 de Agosto de 2010, a Xiaomi lança a versão 7 da sua interface de utilizador, baseada nas versões 4.4 ou 5.0 do Android, dependendo do smartphone.

O MIUI sempre foi caracterizado por, além de possuir linhas muito cuidadas em toda a sua interface, possuir também funcionalidades extra relativamente ao Android puro da Google. Desta vez foi criado um novo slogan que pretende caracterizar esta nova versão: Yours by design. Conheça todas as novidades.

O novo slogan, que à primeira vista poderá parecer um pouco estranho, pretende passar a ideia de que cada utilizador tem a possibilidade de escolher a sua interface de utilização. A começar com 4 novas interfaces e milhares de outros temas disponíveis gratuitamente, o MIUI é das interfaces de utilização mais personalizáveis de sempre e carregado de boas funcionalidades, escolhidas a dedo.

O Hugo Barra, Vice-Presidente da Xiaomi Internacional, deixou uma explicação na conferência do passado dia 19, em Nova Deli, na Índia, e mostrou em pormenor todo o conceito por detrás das diferentes interfaces de utilização e a forma como os temas podem ajudar a que o seu smartphone tenha um aspecto muito pessoal. A demonstração não foi sucinta, mas vale a pena dar uma olhadela.

No que diz respeito às melhores funcionalidades do MIUI, aquelas que não existem (ou apenas surgiram recentemente) no Android disponibilizado pela Google, fazem com que seja difícil de largar o MIUI assim que se habitua a estas funcionalidades. Embora haja outras interfaces de utilização com diferentes funcionalidades, o MIUI é o que apresenta o melhor conjunto destas boas funcionalidades, todas escolhidas com fundamento e apresentando real utilidade. São elas, por exemplo, a restrição do tipo de dados em utilização por aplicação (Wi-Fi ou móvel), mais destaque para notificações realmente importantes, controlo de permissões quer por aplicação quer por tipo de permissão, entre outros.

Mas o que agora interessa verdadeiramente são as novidades do MIUI 7!

 

O que trouxe de novo o MIUI 7?

As definições do sistema é algo que precisa de estar muito bem arrumado, onde seja bem explícito o caminho para modificar determinado parâmetro.

No caso do MIUI 6, as definições estavam organizadas em 7 secções com um total de 33 entradas, tornando-se um pouco disperso. Agora, no MIUI 7, as definições estão arrumadas em 5 secções, com um total de 22 entradas categorizadas de forma mais eficiente.

 

O controlo de funcionalidades do sistema é algo usado com bastante regularidade no dia-a-dia, e a forma como os ícones mostravam que determinada funcionalidade estava ou não ligada não era a mais evidente. Isso agora ficou resolvido com a criação de novos ícones.

 

Já era possível bloquear notificações de determinada aplicação, no entanto, essa acção foi facilitada, tendo sido melhorada e simplificada a forma de o fazer.

 

Agora existe uma autonomia adicional de 10%, numa utilização diária, e uma melhoria da resposta do sistema em 30%.

Foram criados alguns vídeos que demonstram como, na prática, estas melhorias são evidentes. No que diz respeito à autonomia, foi realizado um teste que colocou lado a lado o Xiaomi Mi 4, o LG G3 e o Galaxy S5.

Quanto ao desempenho, dois Mi 4 foram filmados com uma câmara de alta velocidade para detectar a verdadeira diferença no tempo de reacção e resposta na utilização do sistema, entre o MIUI 6 e MIUI 7.

 

Se há funcionalidade útil é o modo não incomodar, por garantir que não é incomodado durante a mais preciosa hora de descanso, com excepção para os contactos que preferir. Mas, por várias razões, a hora de descanso também tem algumas variações e isso pode colidir com a hora que tem pré-definida para a rotina diária.

Se tem uma Mi Band, que como sabe é capaz de detectar o período de sono, então, nada como ser a Mi Band a activar automaticamente o modo não incomodar assim que for iniciado o período de sono, desactivando-o também assim que acorde.

 

Existem muitas outras novas funcionalidades, como a possibilidade de tamanho de letra enorme, a criação automática do Álbum do bebé com reconhecimento de face e alteração diária da imagem do ecrã de bloqueio a partir desse álbum, o modo criança como restrição de apps e SMS, o Showtime que permite definir um vídeo de 5 segundos para surgir em loop no ecrã do seu contacto sempre que lhe telefona, renovação diária automática da imagem do ecrã de bloqueio a partir de imagens seleccionadas pela Xiaomi, etc. Algumas destas funcionalidades estão, para já, disponíveis apenas para a Índia. Espera-se que em breve estejam disponíveis em todos os países.

Depois, para as alturas em que está a fazer login num serviço e precisa de colocar uma palavra-passe que lhe chegou por SMS, o MIUI detecta automaticamente esse SMS e na notificação, em vez de surgir o normal botão “Responder” junto com a notificação, surge o botão “Copiar”. Ao premir, a palavra-passe é copiada e só a tem de colar na página de login do serviço, sem sequer ter de a ler.


Estas são funcionalidades muito interessantes e só resta testá-las exaustivamente, aproveitando também as actualizações semanais lançadas na MIUI Beta. Se tem um smartphone Xiaomi, então já pode testar a versão Beta Global desta ROM. Está disponível para os modelos Redmi 1S, Redmi 2, Redmi Note 3G/4G, Mi 3, Mi 4 e Mi 4i. Amanhã será publicado, aqui no Pplware, o guia de instalação do MIUI 7.

  MIUI 7

Exit mobile version