Pplware

As conversas RCS no Google Messages já suportam imagens Ultra HDR

A Google adotou o RCS e tem elevado esse padrão para novos níveis, sempre alargando o que oferece aos utilizadores. A mais recente novidade está focada nas imagens que são partilhadas, que passam a poder ser do formato Ultra HDR.


O RCS é cada vez mais o padrão no que toca à troca de mensagens nos dispositivos móveis. A Google procura que toda a indústria a adote, provocando a Apple para seguir este caminho, algo que aparentemente já terá conseguido.

Com esta ideia em mente, a gigante das pesquisas tem trazido melhorias para o RCS para ser ainda mais universal e com mais funcionalidades. A mais recente chegou de forma silenciosa e pode ser já explorada pelos utilizadores dos smartphones Pixel 8.

Como revelou a conhecida conta TheSpAndroid, a Google trouxe uma atualização silenciosa e adicionou finalmente o suporte para imagens Ultra HDR. Este é um formato de imagem que usa imagens existentes no formato JPEG e inclui metadados HDR sobre elas.

Isto oferece a vantagem de mostrar a imagem padrão em monitores não HDR e, ao mesmo tempo, exibir a versão HDR em monitores que a suportam. Não há nenhuma indicação clara de que uma imagem seja Ultra HDR quando enviada nas mensagens, e a imagem receberá o mapa HDR aplicado assim que a imagem for visualizada, confirmando que isso não está a ser removido pela app.

Esta atualização chega pouco depois de a Apple confirmar que irá oferecer suporte às mensagens RCS no iOS. Qualquer iPhone desde a série iPhone 12 suporta a captura de imagens HDR por padrão, o que significa que esta atualização suportaria a visualização de fotos HDR tiradas no iPhone e enviadas via RCS para telefones Android que também o suportam.

Como referido antes, esta é uma novidade que está apenas disponível para os smartphones Pixel 8 da Google, mas que vai certamente ser alargada em breve. Parece ser um exclusivo do Android 14 e como tal dependerá das atualizações. O RCS está já presente, por isso tudo será muito mais simples.

Exit mobile version