Leiam a nossa entrevista aos responsáveis da Aptoide.
A Aptoide é uma loja de aplicações portuguesa direccionada actualmente paro o Android. Este projecto alcançou os 51 milhões de utilizadores em 2014 e já dá lucro. Mas o caminho não sempre foi fácil até porque o projecto Aptoide viu-se obrigado a apresentar uma queixa contra a gigante Google na Comissão Europeia devido a práticas anti-concorrenciais e dificultava a instalação desta loja.
Actualmente a Aptoide é já a 3ª maior loja de apps Android atrás do Google Play e da Amazon.
1) Porque surgiu a ideia de criar uma loja de aplicações para Android? A Aptoide surgiu em 2009 como um projecto de estágio de Verão, organizado pela Caixa Mágica. A ideia amadureceu e em 2011 foi constituída a empresa.
2) O que é necessário para ter aplicações da loja Aptoide num qualquer Android? Basta descarregar a aplicação e instalá-la. A app pode ser descarregada em m.aptoide.com/installer. Em alguns telemóveis, para instalar é necessário, em primeiro lugar, ir ao menu Definições, seleccionar Segurança, e colocar um pisco em “Permitir a instalação de aplicações a partir de fontes desconhecidas”.
3) Como é que um programador se pode candidatar a um lugar na Aptoide? Envia um email para jobs@aptoide.com com o CV e apresentação
4) Quantas pessoas emprega actualmente a empresa? De momento temos 25 colaboradores
5) Quais os vossos principais mercados? Ainda se pode considerar Portugal como um bom mercado? Os nossos principais mercados são os Estados Unidos, México, Itália e Espanha. Portugal está no top 20.
6)Quais os principais problemas/obstáculos identificados neste negócio? O mercado Android continua em crescimento, mas a Aptoide tem crescido muito mais depressa. O desafio é manter o ritmo de crescimento que temos tido: dobrar o número de utilizadores e receitas todos os anos. Têm ideia de expandir a loja Aptoide a outros sistemas operativos móveis (ex. Ubuntu Touch)? Não colocamos de parte, caso haja real interesse por parte da comunidade. Mas estamos inteiramente focados no Android. Além disso, temos uma parceria com a Jolla para que utilizadores deste sistema possam instalar as nossas apps.
7) Quais as vantagens para um programador em ter as suas aplicações na loja de aplicações Aptoide face ao Google Play? Os modelos de venda de aplicações em que diferem dos da Google e de outras lojas? Temos 100 milhões de vantagens: a Aptoide está instalada em mais de 100 milhões de equipamentos móveis, e gera 100 milhões de downloads mensais para os nossos parceiros. Ter uma aplicação na Aptoide não implica que não tenha noutras lojas de aplicações. Quando os programadores integram a nossa solução de compras dentro da App ou se propõem a vender a app connosco, oferecemos-lhes 75% das receitas geradas. Além disso, a Aptoide está em países onde outras lojas de aplicações não entram ou têm uma presença muito limitada como o Irão, Indonésia ou Paquistão…
8) Como é feita a avaliação das aplicações? É seguro comprar através da Aptoide? Sim é seguro. A Aptoide passa todas as aplicações por três anti-vírus diferentes, um deles criado por nós. Temos ainda a ajuda da nossa fantástica comunidade que pode sinalizar uma aplicação caso algo de errado se passe com ela. Comparamos ainda a assinatura da aplicação com outras lojas para termos a certeza de que é a mesma. Caso a App passe em todos os testes emitimos o selo de certificação. Recomendamos sempre aos nossos utilizadores que procurem pelo selo verde de aplicação certificada.
9) Existem aplicações oficiais de programadores colocadas na Aptoide por privados, como fica o cenário dos direitos de autor nestes casos? A Aptoide é um ecossistema baseado nos utilizadores e, portanto é possível que um utilizador faça o upload de uma aplicação paga. Da mesma forma que é possível encontrar alguns vídeos com direitos de autor no Youtube. Nesse caso, após a sinalização dessa app e cumpridos os passos necessários para nos assegurarmos que quem está a pedir a retirada da app é o proprietário da mesma, a aplicação é removida.
10) Tem havido adesão de empresas, operadores e fabricantes ao Aptoide? Temos tido a sorte e o prazer de trabalhar com parceiros fantásticos. Neste momento estamos a trabalhar com 53 parceiros. Em Portugal, os mais conhecidos serão a JP-ik (Magalhães), Insys, a Science4you e a Auchan. De relevar também a Zain, a Unitel Mongólia e alguns fabricantes chineses como a Innjoo, Aikun e a Geniatech.
11) Quais os objectivos da Aptoide a médio/longo prazo? Até onde querem ir e que novidades? Pretendemos abrir escritórios nos EUA e na China, bem como duplicar o número de colaboradores.
Em nome do Pplware, um agradecimento ao Marco, Paulo e Álvaro.