Pplware

Apps do Android já correm no Chrome OS

A Google tem procurado integrar os seus sistemas operativos, não apenas transpondo as suas funcionalidades, mas principalmente conseguindo usar as aplicações de forma transversal.

Com a ideia de poder usar as aplicações do Android no Chrome OS, a Google quer alargar a utilização da sua loja a novos utilizadores. Esse momento já chegou e as apps do Android já correm no Chrome OS.

Os Chromebooks são a reinvenção do computador pessoal feita pela Google, dando acesso a máquinas muito mais baratas e muito mais capazes. Com um sistema operativo que se centra apenas no browser, consegue retirar todas as componentes adicionais de software. O seu peso actualmente é de tal forma grande que já ultrapassaram as vendas de Macs.

Com a chegada das aplicações do Android ao Chrome OS, a Google consegue atingir um objectivo que perseguia desde 2014, quando primeiro apresentou essa ideia. O primeiro modelo a receber esta novidade é o ASUS Chromebook Flip, sendo muito provavelmente seguido pelos Chromebook Pixel de 2015 e pelo Acer Chromebook R11.

Nestas máquinas, a loja de aplicações do Android está já disponível e dá acesso a todas as aplicações que ali se encontram, para já apenas as dedicadas aos tablets.

Na última I/O, a Google tinha dado foco a esta sua intenção de conseguir transpor as aplicações do Android para o Chrome OS, de forma transparente e sem qualquer necessidade de conversão.

Numa das suas sessões da I/O de 2016 foi feita uma demonstração do que estava já conseguido nesta integração, e o que foi visto confirma agora que estava perto de estar pronto. Veja essa apresentação no vídeo abaixo.

  Tal como outras empresas têm estado a fazer, também a Google conseguiu unir as suas plataformas em torna da sua loja de aplicações e assim consegue dar uma experiência transversal, ao mesmo tempo que consegue suprir a lacuna da falta de aplicações, que neste caso estaria no Chrome OS e na sua dependência do acesso à Internet.

O Chrome OS está assim mais rico e com novas aplicações disponíveis, que todos os utilizadores conhecem bem do Android que usam todos os dias.

Exit mobile version