Na passada sexta-feira, demos aqui conhecer um TOP 6 de novas funcionalidades que estão presentes no Android 4.3 Jelly Bean. No entanto Ron Amadeo, do Android Police, descobriu que esta nova versão do Android traz uma funcionalidade oculta e desactiva, à qual foi dada o nome de App Ops, que permite a gestão individual de permissões nas aplicações.
Não se sabe ainda qual o objectivo da Google ao esconder uma funcionalidade destas, mas os utilizadores que possuem a versão 4.3 podem desde já usufruir da mesma, uma vez que foi lançada entretanto uma aplicação para iniciar o App Ops. O Pplware já testou, vamos conhecer os pormenores.
App Ops é, ao que parece, uma nova funcionalidade a incluir no Android (talvez seja anunciada oficialmente para o Android 5.0) que permite aos utilizadores definir, para cada aplicação, as permissões que estas têm dentro da plataforma Android.
Quantas vezes já instalou uma aplicação, não viu as permissões que a mesma requer…e depois simplesmente não consegue manipular/rever tal configuração. Com o App Ops passa assim a ser possível rever as permissões de uma app depois de instalar a mesma.
Vamos a um exemplo
Vamos considerar que pretendemos que o Instagram não tenha acesso à câmara. Para isso App Ops , selecionamos a aplicação Instagram e desactivamos a Câmara. Como resultado, ao tentarmos aceder à câmara via Instagram recebemos o alerta “Não é possível ligar à Câmara”
Como referimos, para que possam usufruir desta funcionalidade, além de terem instalado o Android 4.3 têm de instalar o Permission Manager que está disponível via Google Play (download em baixo).
O App Ops organiza as permissões em quatro categorias: Localização, Pessoal, Mensagens e dispositivo, facilitando assim a acção do próprio utilizador.
Consideram esta funcionalidade essencial no Android ou acham que, devido ao nível de personalização e complexidade (e “trabalho” adicional) para um utilizador vulgar, os utilizadores vão acabar por não usar.
Agradecimento ao Miguel Almeida pela disponibilização dos screenshots.