Depois de apresentar o Android P, a Google iniciou de imediato a preparação da nova versão, o Android Q. Ainda é muito cedo para saber o que esta trará para os utilizadores.
A verdade é que mesmo sem se conhecer muito sobre o Android Q, há já quem esteja a investir nele. Uma das primeiras novidades é que já existe root para esta nova versão do Android.
É no Android que a utilização do root é mais usada. Esta é a forma de conseguir ultrapassar algumas das limitações impostas ao Android. É também a forma de abrir um pouco mais este sistema operativo.
Por norma usam-se algumas ferramentas bem conhecidas e com provas dadas neste campo. O Magisk é das mais usadas e o seu criador é um dos que mais tempo investe a conseguir melhorar o processo de root.
Google tem em desenvolvimento o novo sistema operativo
Com o Android Q ainda em desenvolvimento, não se esperava para breve qualquer notícia no campo do root. É mais relevant porque o próprio sistema operativo ainda não está terminado e nem existe uma versão acessível a programadores.
Mas John Wu, o programador que está na base do Magisk, veio agora a público revelar que o Android Q, antes mesmo de ser lançado já tem uma forma de fazer root e de abrir a porta a um mundo de potencialidades.
https://twitter.com/topjohnwu/status/1102152024232263680
No que é mostrado, o Android tem já a correr o Magisk e o Magisk Manager, ambos nas atuais versões de desenvolvimento. Isto mostra que não houve necessidade de alterar nada na versão.
O Android Q já tem root do Magisk disponível
Isto mostra que assim que o Android Q chegar ao mercado vai rapidamente poder ser aplicado o root, em especial pelo Magisk. Isto claro se a Google não alterar nada no seu sistema que o impeça. A empresa por norma não tem essas medidas preparadas.
Mais uma vez fica mostrada a capacidade de John Wu de adaptar o Magisk às novidades do Android e da Google. Desta vez conseguiu a proeza de quebrar o sistema operativo ainda antes dele ser lançado ou sequer terminado.