A Google tem procurado garantir a segurança para o Android e a mais recente versão, o Android Nougat, não é excepção. Se muitas funcionalidades novas estão já implementadas, uma outra foi descoberta que garante uma protecção contra o ransomware. Deixará de ser possível alterar a password do Android com um simples comando.
Ao contrário dos computadores, o ransomware tem uma forma diferente de funcionar nos dispositivos móveis. Em vez de cifrar os ficheiros, os atacantes simplesmente alteram a password de desbloqueio do dispositivo, deixando assim os utilizadores impossibilitados de aceder aos seus dados, até que paguem o valor exigido.
Para realizarem essa mudança de password muitas vezes basta à aplicação infectada dar um comando dentro do Android, algo que é simples demais.
Mas a Google quer acabar com este comportamento e, por isso, no Nougat alterou o comportamento do sistema para impedir esse processo. Apenas através da interface, de forma manual, será possível realizar a alteração da palavra-passe de bloqueio do ecrã.
Este comportamento será o padrão e estará em todas as instalações que forem feitas, sendo uma medida de segurança activa e disponível para todos.
Há apenas uma excepção para este comportamento. Apenas nos dispositivos onde não exista qualquer password definida será possível a aplicação de uma password de forma automática.
Esta é uma razão para que os poucos que ainda não têm uma password definida o façam. Apenas com esta medida vão estar duplamente protegidos.