Pplware

Nougat tem o 2º lugar e vai assumir liderança do Android em breve

A fragmentação no universo Android é uma realidade que todos conhecem há muitos anos. Com centenas de equipamentos no mercado, é normal que a dispersão das versões seja muita e que dificilmente exista algum dia uma verdadeira convergência.

Todos os meses a Google recolhe informação sobre as versões mais usadas e desta vez há uma mudança importante. O Android Nougat está já em segundo lugar, procurando ganhar ainda mais terreno.


Os últimos meses têm mostrado uma aproximação das mais recentes versões do Android aos equipamentos que estão a uso. As marcas estão cada vez mais abertas ao lançamento de atualizações e isso tem-se revelado nestes números.

Janeiro não é diferente e os números da Google mostram que, finalmente, o Android Nougat está prestes a assumir o seu papel dominante no Android. Para já deu um passo grande e assumiu a segunda posição deste ranking, tendo 26,3% do mercado.

Versão Android Dezembro 2017 Janeiro 2018
Android Gingerbread 0,4% 0,4%
Android Ice Cream Sandwich 0,5% 0,5%
Android Jelly Bean 5,9% 5,6%
Android KitKat 13,4% 12,8%
Android Lollipop 26,3% 25,1%
Android Marshmallow 29,7% 28,6%
Android Nougat 23,3% 26,3%
Android Oreo 0,5% 0,7%

Esta mudança é importante pois mostra que chegaram aos Android equipamentos atualizados e com uma versão atualizada deste sistema operativo. É também possível ver que não falta muito para que o Android Nougat se assuma como a versão mais usada.

Mas, e enquanto o Android Nougat não assume a liderança, esta está ainda nas mãos da versão Marshmallow, que consegue ter 28,6% de quota de mercado.

A seguir a estas duas versões que controlam o universo Android temos o Lollipop, com 25,1%, e o KitKat que reclama para si 12,8%. No fim da tabela mantêm-se o Android Ice Cream Sandwich e o Gingerbread, que não viram os seus números serem alterados.

Ainda longe do que seria esperado, e com apenas 0,7%, está a mais recente versão do Android, o Oreo. Esperava-se mais desta versão, mas só agora as marcas começam a lançar as atualizações que o vão alavancar e fazer crescer.

Fonte

Exit mobile version