Pplware

Android Nougat tem finalmente presença visível no mundo Android

A dispersão de versões no universo Android leva a que este sistema operativo esteja vulnerável em muitos aspetos. A causa deste problema reside na Google e nos fabricantes, que insistem em não lançar atualizações para os seus equipamentos.

Os mais recentes números do Android voltam a mostrar este cenário, mas desta vez já é visível uma presença substancial da mais recente versão, o Android Nougat.

Os números agora apresentados pela Google, referentes ao Android, repetem parte dos dados que estamos já habituados a ver. As versões mais antigas continuam a ter uma presença no ecossistema Android, com valores de utilização elevados, e as novas versões tardam a conseguir dominar, mesmo com valores de vendas muito elevados.

Janeiro trouxe pela primeira vez o Android Nougat para um valor que mostra já uma presença no ecossistema Android. Finalmente passou a barreira do 1%, tendo um valor de 1,2%. Este não é um crescimento anormal, uma vez que começam agora a surgir as atualizações e os smartphones com o Android Nougat.

O domínio é feito pela versão Lollipop, que reclama para si 32,9% do universo Android. Este número resulta da soma dos 9,8% da versão 5.0 e dos 23,1% da versão 5.1.

O Android 6.0 Marshmallow continua a crescer e prepara-se em breve para ser a versão mais usada. 16 meses depois do seu lançamento conseguiu crescer mais 1%, ultrapassando agora a marca dos 30%.

A versão 4.4 KitKat, com quase 3 anos e meio, tem agora 21,9% no mercado Android. Curiosa é a presença ainda da versão 2.3, que em breve vai perder o suporte para os serviços do Google Play, com 1%.

Este cenário volta a mostrar a fragmentação que existe no Android e a dificuldade que existe em ter uma versão recente como a mais usada. Os fatores são vários e por mais que a Google tente, este é uma realidade que dificilmente poderá ser contrariada.

Android Developer

Exit mobile version