Pplware

Android Marshmallow já passou a barreira dos 15%

O universo Android sabe-se que é composto por diversas versões, alguma delas com alguns anos e que teimam em não desaparecer. Mesmo com novas versões disponíveis, os utilizadores vêm-se presos, muito por culpa dos fabricantes, que decidem não actualizar os seus equipamentos.

Os números de utilização do Android, apresentados pela Google, mostram que o Marshmallow continua a crescer, tendo no último mês atingido o patamar dos 15%.

Estamos a pouco menos de um mês do, suposto, lançamento do Android Nougat e os números de utilização do Android continuam a seguir o padrão dos últimos meses. O Marshmallow domina cada vez mais a plataforma da Google e o seu crescimento, apesar de lento, segue uma toada firme e com números cada vez mais expressivos.

Os dados referentes ao mês passado mostram que o Marshmallow chegaram aos 15,2%, o que representa um crescimento de quase 2 pontos percentuais face aos 13,3% que tinha em Julho.

Os Android Lollipop 5.0 e 5.1 conseguem ter 35,5% em conjunto, com uma subida de 0,4% em comparação com os 35.1% que apresentou no mês passado. Estas 3 versões são seguidas pelo Android 4.4 KitKat que teve uma quebra de 0,9%, passando de 30,1% para 29,2%.

A lista continua com o Android 4.3 Jelly Bean, que viu cair a sua posição, passando de 17,8% para 16.7%, enquanto o Ice Cream Sandwich caiu apenas 0.1%. O Gingerbread também caiu 0,2%, para os 1,7%. Por fim o Froyo está agora presente com 0.1%, o que o levará a desaparecer desta tabela já no próximo mês.

A saída do Froyo deverá ser compensada com a entrada do novo Android Nougat, que está já em testes há algum tempo e que começa a ter uma expressão no universo Android.

Mais uma vez fica patente a dispersão de versões no universo Android. Nove meses depois da chegada do Android Marshmallow, este passou agora os 15% e dificilmente conseguirá um domínio completo e que seria desejável, antes da chegada da próxima versão.

Android Developers

Exit mobile version