Apple “apenas” conseguiu o segundo lugar com 18.5%
O Ano de 2013 foi sem duvida um ano de sucesso e recordes para o sistema operativo Android. No terceiro trimestre de 2013 o Android alcançou um record de 81% no mercado dos smartphones e, segundo dados da consultora Kantar Worldpanel ComTech, o Android voltou a dominar no último trimestre de 2013. Vamos conhecer os resultados.
“O Android terminou o ano de 2013 no topo mas a Apple mantém-se nos principais mercados” é assim que a consultora Kantar Worldpanel ComTech intitula o estudo realizado realizado sobre o mercado de vendas dos dispositivos móveis.
Segundo os dados apresentados para o último trimestre de 2013, o Android terminou o ano em grande, com 68% de participação de mercado, enquanto a Apple apenas obteve o segundo lugar com 18,5%. O Windows Phone continua a ganhar terreno, ano a ano, mas a sua participação no mercado europeu tem permanecido estável (nos 10,3%) nos últimos três meses.
Dominic Sunnebo, director da área estratégica da Kantar Worldpanel ComTech referiu que o Android cresceu muito em 2013, tendo aumentado a sua quota de mercado em 12 mercados globais, incluindo a Europa, EUA, América Latina, China e Japão. Por outro lado, a Apple perdeu participação na maioria dos países, comparativamente ao ano anterior, mas manteve-se num conjunto de importantes mercados como é o caso dos EUA (com 43,9%), Grã-Bretanha (29,9%) e China (19%)
Android finished 2013 strongly, showing year-on-year share growth across 12 major global markets including Europe, USA, Latin America, China and Japan. Apple has lost share in most countries compared with this time last year, but importantly it has held strong shares in key markets including 43.9% in USA, 29.9% in Great Britain and 19.0% in China
O Windows Phone ocupou um share de dois dígitos em toda a Europa, durante três meses consecutivos.
No que se refere a marcas, depois de um crescimento acelerado, a Samsung está agora sob pressão na maioria dos países. Na Europa a empresa baixou 2,2 pontos percentuais, para 40,3% e na China a Samsung fechou o ano com 23,7% do share de mercado.
Relativamente ao mercado chinês, não é nenhuma surpresa que as grandes marcas têm concentrado esforços para conquistar o mercado da China. No entanto, as marcas locais, têm dominado os mercados. Em Dezembro, a Xiaomi ultrapassou Apple e Samsung para se tornar o smartphone mais vendido na China – um feito verdadeiramente notável para uma marca que só foi iniciada em 2010 e que vende quase exclusivamente online. A combinação de excelentes características com preços baixos tem criado um buzz, sem precedentes, sendo uma proposta irresistível para a maioria dos chineses, refere Dominic Sunnebo.
No Japão, o desejo dos consumidores por todas os gadgets da Apple continuou no último trimestre de 2013, tendo o IOS conseguido um share de 68,7% share das vendas de smartphones. O acordo da Apple para vender iPhones através da maior operadora do Japão, NTT DoCoMo, revelou-se um sucesso indiscutível com a participação da Apple a atingir os 58,1% no quarto trimestre, em comparação com 91,7% em Softbank e 63,7% em AU KDDI.
* Os cinco grandes mercados europeus inclui Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha
Com a expansão para os segmento automóvel, TVs, relógios, electrodomésticos, etc, especula-se que o Android será a plataforma de referência num futuro próximo, para vários segmentos. Por outro lado, a Apple parece perder terreno a cada dia que passa e o Windows Phone, discretamente, tem conseguido crescer.
via kantarworldpanel