Os números de utilização e vendas dos diferentes sistemas operativos são a melhor forma de tomar o pulso às escolhas dos consumidores.
Normalmente estes números são condicionados com os novos lançamentos, especialmente no campo dos dispositivos móveis.
Uma nova análise vem mostrar que o Android continua a ser a opção para a maioria dos utilizadores em especial nos Estados Unidos, o que espelha a mesma tendência no resto do mundo.
Os números que foram agora apresentados reflectem os dados recolhidos pela comScore durante o trimestre que compreendeu os passados meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
Nesse período, e com base informação que foi recolhida e analisada, a Apple manteve-se como o principal fabricante de equipamentos, com o Android a ser a escolha preferida no que toca ao sistema operativo utilizador.
Estes números não diferem muito de outros já apresentados e reforça a liderança do Android no campo dos dispositivos móveis.
A liderança da Apple como principal fabricante não é difícil de justificar. Não havendo uma diferença significativa entre o Android e o iOS, e aliado ao facto de haverem diversos fabricantes, a Apple acaba por tirar dividendos de ser o único a fornecer equipamentos com iOS.
Market Share de Fabricantes de Smartphones
Smartphone OEM | Share (%) Nov-14 | Share (%) Feb-15 | Point Change |
---|---|---|---|
Total Smartphone Subscribers | 100.0% | 100.0% | 0 |
Apple | 41.8% | 41.7% | -0.1 |
Samsung | 29.7% | 28.6% | -1.1 |
LG | 7.6% | 8.3% | 0.7 |
Motorola | 5.2% | 5.1% | -0.1 |
HTC | 3.7% | 3.8% | 0.1 |
Os números que a comScore apresenta para o universo de fabricantes de hardware revela a posição de destaque da Apple.
São mais de 10% de vantagem face ao segundo classificado, a Samsung. É importante notar que o período a que se reportam estes dados não contempla ainda os números de vendas dos novos Galaxy, que se espera venham a dar uma nova força ao fabricante sul coreano.
Da lista dos 5 principais fabricantes a quase totalidade acabou por ter uma prestação em que perdeu pontos de share, sendo a LG a única a apresentar um crescimento, ainda que reduzido.
Top Plataformas Smartphone
Smartphone Platform | Share (%) Nov-14 | Share (%) Feb-15 | Point Change |
---|---|---|---|
Total Smartphone Subscribers | 100.0% | 100.0% | 0 |
Android | 52.6% | 52.8% | 0.2 |
Apple | 41.8% | 41.7% | -0.1 |
Microsoft | 3.4% | 3.5% | 0.1 |
BlackBerry | 2.0% | 1.8% | -0.2 |
Symbian | 0.1% | 0.1% | 0.0 |
No campo dos sistemas operativos o cenário completamente oposto e vem dar destaque ao Android. Este é, de todos os presentes na lista, o que consegue cativar mais utilizadores, com mais de metade das escolhas.
Em segundo lugar, com 11% de diferença, está a Apple com o iOS. Muito mais abaixo temos depois o Windows Phone, o BlackBerry e, como curiosidade, o Symbian.
A presença do sistema operativo da Nokia revela que muitos ainda não se renderam às mais modernas ofertas existentes no mercado, ainda que num número muito reduzido.
Top Aplicações Smartphone
Para além de fabricantes e de sistemas operativos, a comScore analisou também as principais aplicações usadas. Sem qualquer surpresa temos em primeiro lugar, e com um valor dificilmente ultrapassavel, o Facebook. Depois seguem-se as principais aplicações da Google e o Messenger do Facebook.
Este é o cenário que o final de 2014 e principio de 2015 mostram do mercado dos dispositivos móveis. É uma imagem de como estava o mercado nos Estados Unidos, mas que facilmente pode ser extrapolado para o resto do mundo, com algumas pequenas adaptações.
O Android é, há já bastante tempo, o sistema operativo de eleição dos consumidores, mas a Apple é a que mais dispositivos vende, fruto da diversidade de ofertas no campo do Android e de ser o único a oferecer equipamentos com iOS.