Pplware

Android: 90% das apps enviam dados pessoais dos utilizadores para a Google

A forma aberta e livre como o Android foi construído, dá aos utilizadores uma liberdade diferente que os outros sistemas operativos móveis não têm. Por muito positivo que isso possa ser, na verdade tem efeitos negativos.

Um estudo recente, que avaliou quase um milhão de apps do Android, descobriu que 90% está a enviar dados para a Google. Mas esta não é a única a receber estes dados e outras empresas também estão a ganhar com isso.


Um estudo que revelou os dados recolhidos pelo Android

Este novo estudo foi realizado pela Universidade de Oxford e avaliou quase um milhão de aplicações Android presentes na Play Store do Reino Unido e dos EUA. Apesar de para muitos ter conclusões óbvias, este estudo revela uma realidade preocupante.

Das várias conclusões presentes, a equipa da Universidade de Oxford descobriu 88% das apps avaliadas estão a enviar dados para a Google e a para a sua empresa mãe, a Alphabet

As empresas que mais dados recebem do Android

Claro que a Google e a Alphabet não sãs as únicas a receber esses dados e muitas outras estão também a guarda a informação que está nos smartphones Android. A lista apresentada é a seguinte:

Na maioria dos casos, os dados não são enviados diretamente para estas empresas, mas sim para serviços intermédios. Este dados incluem o género do utilizador, a sua idade e até a sua localização. Há ainda o cruzamento de dados, o que permite criar perfis muito específicos dos utilizadores.

A resposta da Google a este estudo sobre o Android

A Google entretanto já veio responder a este estudo e alegou que o estudo está erradamente a tomar em conta serviços e funcionalidades, que na verdade são a forma destes serviços funcionarem.

De qualquer modo, existe uma grande recolha de dados dos utilizadores, que depois são convertidos em informação útil para as empresas. Com tanta informação disponível, é depois simples a estas empresas usarem-na para proveito próprio.

|Fonte

Exit mobile version