Pplware

Android: 9 comandos ADB interessantes que deve conhecer

Quem anda no mundo da programação para Android, certamente já recorreu à ferramenta Android Debug Bridge (ADB). Na prática, esta ferramenta do pacote SDK, permite que os utilizadores possam aceder e gerir o seu dispositivo Android ou a instância do emulador.

Além da comunicação entre computador e dispositivo Android, o ADB permite ainda que se instalem aplicações, que se copie informação entre o PC e o equipamento Android e também que se corram alguns comandos na shell do Android. Veja se conhecem estes 9 comandos para trabalhar com o ADB.


#1 – Saber os dispositivos ligados

Um dos primeiros comandos que se aprende quando se trabalha com o ADB é o da apresentação/reconhecimento de dispositivos. Para saber quais os dispositivos ligados executem o comando:

adb devices

#2 – Reiniciar o dispositivo

Se, por algum motivo, não conseguir reiniciar o seu dispositivo via sistema pode sempre fazê-lo via ADB. Para tal basta que execute o seguinte comando:

adb reboot

#3 – Reiniciar em modo de segurança

Caso pretendem que o dispositivo arranque em modo de recovery executem o comando. Primeiro o dispositivo vai desligar, e em seguida irá entrar em modo recovery.

adb reboot recovery

#4 – Reiniciar em modo Bootloader

Quem pretender que o Android reinicie em modo Bootloader pode também fazê-lo via ADB. É neste modo que é possível desbloquear o carregador de inicialização, reiniciar no modo de inicialização rápida e executar outras tarefas.

adb reboot bootloader

#5 – Reiniciar em modo fastboot

Para reiniciar o equipamento em modo fastboot (modo rápido) pode executar o comando seguinte:

adb reboot fastboot

#6 – Enviar ficheiros para o dispositivo

Para copiar ficheiros para o seu dispositivo, o ADB tem também ferramentas. Usando o comando adb push pode facilmente enviar ficheiros para o seu dispositivo.

adb push Origem Destino

#7 – Obter ficheiros do dispositivo

Para obter/descarregar ficheiros do dispositivo para o seu computador pode usar também o ADB. Para isso basta que execute o comando:

adb pull LocalizacaoFicheiro Destino

#8 – Instalar uma app

Com o adb pode também instalar apps no Android via linha de comandos do seu PC/Mac. Para isso basta escrever adb install e indicar a localização do APK.

adb install APKLocalizacao

#9 – Remontar o sistema

Para remontar (voltar a fazer o mount) todo o sistema do dispositivo existe também um comando. Quem o pretender fazer basta que execute o comando seguinte:

adb remount

O ADB é sem dúvida uma ferramenta bastante importante para quem desenvolve aplicações e para a realização de algumas tarefas. Esperamos que este minitutorial vos seja útil e quem souber outros comandos igualmente importantes, não se esqueça de partilhar.

Leia também…

Exit mobile version