Sempre que sai uma nova versão de um sistema operativo móvel, os estudos indicam que, como utilizadores de tecnologia, gostamos sempre de experimentar as últimas novidades..algo que nem sempre é possível no mundo Android.
O Android é hoje um sistema operativo que dispensa apresentações. Líder destacado no segmento dos dispositivos móveis, só em 2013, foram vendidos cerca de 800 milhões de equipamentos com esta plataforma. No entanto, o Android continua a ter o grave problema das actualizações …para se ter uma ideia, apenas 5% dos dispositivos Android têm instalada a ultima versão do sistema, o Android 4.4 Kitkat que foi lançada há 6 meses atrás.
Recentemente publicamos aqui um estudo que dava conta que o Android 4.4 KitKat já estava presente em 10% dos equipamentos. Os dados pertencem à Mixpanel, empresa que se dedica à recolha e processamento de dados estatísticos e analíticos das plataformas móveis, mas a Google vem agora confirmar que na verdade o Android 4.4 KitKat apenas está instalado em metade dos equipamentos indicados.
Como podemos ver no gráfico seguinte (informação divulgada pela própria Google aqui), o Android Jelly Bean continua a ser a versão do Android mais usado, enquanto a HoneyComb (3.2) é a que continua com menos percentagem de adopção. Destaca-se ainda (pela nagativa) a fraca adopção do Android 4.4 KitKat, apenas com 5.3% após 6 meses de ter sido disponibilizada pela Google.
A fragmentação continua a ser um dos grandes tormentos do Android. A actualização da plataforma da Google envolve sempre a própria Google, fabricantes, operadoras…o que torna todo o processo muito complexo. Já do outro lado, a concorrente Apple simplificou todo o processo e facilmente um utilizador com iPhone 4, 5 ou 5C/5C pode actualizar para a última versão do iOS.
Será que algum dia a Google conseguirá homogeneizar todo o processo?