Pplware

Android 15: Google quer mais segurança e traz uma nova opção para as redes Wi-Fi

O Android 15 Beta 1 foi lançado no início da semana passada e traz já algumas novidades. Uma delas foca-se no Wi-Fi e quer garantir uma segurança muito maior. É apenas um simples interruptor, mas deixará o utilizador longe de redes WEP, que oferecem muito pouca segurança.


Novas opções de segurança no Android 15

Depois de 2 versões dedicadas aos programadores, a mais recente versão Beta do Android 15 traz algumas mudanças significativas. Estas mostram a evolução do sistema da Google e revelam como esta será na sua versão final, a ser lançada em setembro.

Uma das mudanças está na zona dedicada ao Wi-Fi e garante ao utilizador uma mudança simples para níveis de segurança muito mais elevados. Temos agora a possibilidade de excluir o acesso a redes WEP, que oferecem níveis de proteção muito menores.

Tudo será controlado por um simples interruptor presente na zona de configurações avançadas e que permite ligar ou desligar a utilização de redes Wi-Fi com o protocolo WEP. O botão “Permitir redes WEP” foi adicionado às configurações de rede do dispositivo e será o ponto de controlo.

O fim do uso das redes WEP no Wi-Fi?

Wired Equivalent Privacy (WEP) é um protocolo de segurança de redes sem fio introduzido há décadas. Infelizmente, a tecnologia WEP foi substituída por padrões mais fortes e robustos, como o WPA (Wi-Fi Protected Access) e o mais recente WPA3. Esta sua idade leva a que esteja ultrapassado.

Por padrão, o Android 15 Beta 1 bloqueia ligações a redes Wi-Fi com o padrão WEP. A nova opção fornece uma substituição a esse controlo, mas inclui um aviso claro aos utilizadores, lembrando-os de que este é “um protocolo de segurança mais antigo e menos seguro”. Assim, os utilizadores decidem conscientemente sobre a mudança que querem.

Esta mudança mostra que mesmo querendo dar o máximo de segurança, a Google ainda dá aos utilizadores o controlo necessário. Estes devem evitar ao máximo o WEP, mas é sempre uma decisão sua se querem ou não este acesso e em que condições o fazem.

Exit mobile version