Usar um smartphone como uma webcam é algo prático e muito versátil, ainda que sejam necessárias apps de terceiros para o conseguir.
Contudo, a Google parece estar disposta a ter esse recurso nativo, integrado na próxima versão do Android 14. Assim, no Windows ou no Mac, o utilizado Android terá sempre uma webcam disponível.
Muitas novidades para o Android 14
Usar o smartphone como uma webcam é algo que muitos já fazem, graças a algumas apps que o Android tem presente na Play Store da Google. A própria Apple seguiu este caminho e trouxe com o iOS 16 e o macOS Ventura a Câmara de Continuidade, que une os seus sistemas e os seus dispositivos.
A Google quer agora assumir o mesmo papel com o Android 14 e traz para este seu sistema a capacidade de usar o smartphone com este fim. Será algo nativo nesta nova versão e será acessível a todos os que vierem a ter acesso ao Android 14, que ainda não tem data de chegada.
Android is adding a new "DeviceAsWebcam" service that "turns an android device into a
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) February 2, 2023
webcam." Specifically, Android devices that support the standard UVC (USB video class) gadget mode will be able to send video data that hosts can read from /dev/video* nodes. pic.twitter.com/oOgIqr1KkE
Smartphone será uma webcam no PC ou Mac
Por agora esta novidade é apenas uma ideia e um início da sua implementação, com o código a começar a chegar aos primeiros desenvolvimentos desta versão. Fará parte do que é agora conhecido como DeviceAsWebcam, e que pode ser já visto de forma muito embrionária.
A Google quer tornar esta sua implementação o mais padrão possível e por isso escolheu usar o USB Video Class, que é já um padrão. Esta escolha irá tornar o acesso a esta novidade a qualquer smartphone com o Android 14, bem como a qualquer sistema operativo recente, tanto no PC como no Mac.
Por agora, a Google apenas trabalha na capacidade de enviar vídeo diretamente para a porta USB. Haverá depois a necessidade de ligar esta fonte ao sistema operativo e à app preferida e usada para a videoconferência pelos utilizadores.
Este é um passo importante para a Google e para o seu futuro Android 14. Este sistema trará assim mais capacidade e dará a qualquer smartphone a capacidade de se tornar ainda mais útil, transformando-se numa webcam para o PC ou o Mac, verdadeiramente portátil.