O Android 13 está a ser desenvolvido a um bom ritmo, com a Google a lançar periodicamente, as novas versões de testes. Este sistema é esperado no final do verão, para assim atualizar primeiro os smartphones da Google.
Ainda sem data de lançamento prevista e esperada, surgiu agora uma situação anormal. Inesperadamente, um utilizador de um Pixel 4 recebeu uma atualização para o Android 13, ainda que seja uma versão beta.
A Google tem o seu programa de testes aberto e a ser usado por todos os que querem experimentar o Android 13. Não se limita apenas aos Pixel, mas abriu a vários modelos de outras marcas, que assim podem avaliar esta versão.
O que o utilizador deste Pixel 4 não esperava era que o seu smartphone recebesse a versão TP1A.220603.002.A1 do Android 13. Esta está aparentemente reservada a testes internos da Google e não deveria ter sido disponibilizada fora da empresa.
Ainda mais estranho, e até caricato, é que este utilizador não tem o seu Pixel 4 registado em nenhum teste do Android 13. Estava assim bem longe de ter acesso a esta ou outra qualquer versão do novo sistema da Google, que ainda nem foi lançado.
Na descrição que apresentou em vários canais da Internet, o dono deste Pixel 4 revelou que desse momento em diante passou a ter problemas com o smartphone. O pior deles foi mesmo uma aparente incompatibilidade com a Play Store. Reinstalar a app e até fazer reset ao Pixel 4 foram medidas que não resolveram o problema.
Some Pixel 4 users reportedly received an OTA update to Android 13 TP1A.220603.002.A1. The build number for Beta 3.2 is TPB3.220610.004. Looks like we've got another case of an accidental OTA rollout!https://t.co/DU3ndCJQgxhttps://t.co/uc3y77GWeNhttps://t.co/G8KYJCds4h pic.twitter.com/Dogut1HdKg
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 22, 2022
Apesar de ser aparentemente o único caso conhecido com o Android 13, esta é uma situação aparentemente normal. Já em anos anteriores e com versões diferentes surgiram relatos de situações em que utilizadores de smartphones Pixel receberam inadvertidamente atualizações.
Com o Android 13 quase a chegar, a Google acelera agora o seu ritmo de desenvolvimento. A versão final deverá surgir em breve, abrindo assim caminho para a esperada atualização, quer dos Pixel, quer de todos os restantes smartphones do sistema da Google.