Pplware

Análise: Wiko Goa, um Android de muito baixo custo

A escolha de um smartphone nem sempre é uma tarefa fácil. Ao olhar para o mercado quase nos confundimos com tanta oferta disponível, com tanta marca, e preços tão variáveis.

Muitas vezes o desafio é encontrar um equipamento que consiga conjugar a modernidade, com um sistema operativo actualizado e um preço imbatível.

Como tal, hoje apresentamos a análise a um smartphone Android que pode ser adquirido por menos de 50 euros, uma solução ideal para os clientes menos exigentes, que procuram já um smartphone, mas não estão dispostos a desembolsar quantias exageradas de dinheiro. Conheça o Wiko Goa.

A Wiko é sem dúvida alguma a marca de smartphones do ano em Portugal. A variedade de smartphones lançados para o mercado conquistaram muitos dos consumidores e hoje são muitos os nossos amigos e conhecidos que possuem um Wiko.

A boa qualidade de construção, o design atractivo e adaptável a qualquer tipo de utilizador, o hardware cada vez mais potente e os preços muitas vezes abaixo da concorrência mais directa foram factores decisivos para que tal fenómeno se tenha vindo a verificar.

Neste contexto, e numa altura em que muitos utilizadores pensam fazer um upgrade do seu “velho” telemóvel, para um smartphone, mas cujas exigências não são muito elevadas, damos a conhecer em pormenor o Wiko Goa, que se destaca pelo seu muito baixo custo.

O Wiko Goa é um smartphone Dual SIM com ecrã TFT de 3,5 polegadas com uma resolução de 480 x 320 píxeis. Tem um processador Cortex-A7 Dual-Core a 1 GHz, 4 GB de armazenamento interno e 512 MB de memória RAM. Basicamente, são as características actualmente exigidas a um smartphone de entrada de gama.

Uma das suas vantagens é já ter a versão 4.4 do Android integrada, algo que nem sempre acontece com equipamentos mais recentes que este Wiko em análise, que já se encontra no mercado desde Setembro passado.

 

Especificações

 

Design

Este é mais um dos Wikos que vem disponível numa gama de cores muito variada, que tanto agrada os utilizadores mais ousados como aos mais discretos. Verde, rosa, roxo, amarelo, vermelho, branco e preto são as cores que compõem a palete do Wiko Goa.

É um smartphone muito compacto. Não pretende ser o mais fino do mercado, tem 11,35 milímetros de espessura, mas como é bastante pequeno, a espessura torna-o mais ergonómico. A construção é cuidada, os materiais em plástico revelam boa qualidade.

Traz apenas um microfone, na lateral inferior. Do lado esquerdo tem o botão de volume e, em cima, o botão do Power, a entrada para o auricular de 3,5 mm e a porta micro-USB.

Na traseira encontra-se a câmara de 2 megapíxeis e o LED flash e na frente são visíveis os botões tácteis de Menu, Home e Retroceder. Em cima, a câmara de 1.3 megapíxeis e o altifalante. O som reproduzido é bastante agradável apesar das suas limitações, mesmo com o volume no máximo não existe qualquer distorção do som.

A capa traseira é removível e dá acesso à bateria, aos slots para os cartões SIM e para o cartão microSD.

A resolução do ecrã de 480 x 320 píxeis é bastante baixa para aquilo que habitualmente se encontra nos smartphones mais actuais, mas não podemos esquecer o seu preço. Na maioria das aplicações a visualização não revela quaisquer problemas, contudo no browser, as limitações são mais perceptíveis.

Na caixa vem o Wiko Goa, a bateria removível, os auriculares, o carregador, o cabo USB/micro-USB, os manuais de instruções rápidas e 3 adaptadores para cartão SIM.

 

Sistema operativo

O Wiko Goa vem já com uma das versões mais actualizadas do Android, a 4.4.2, o que nesta gama de preços é uma vantagem acrescida. A interface é a mais próxima possível de um Android puro, sem sobrecarregar o sistema.

Relativamente às aplicações e funcionalidades, este é um equipamento muito básico. Vem com a selecção de apps da Google (Chrome, Gmail, Google+, Maps, Play Music, Movies, Books, Newsstand, Games, Google Drive,Youtube, Fotografias e Hangouts). Traz Rádio FM, Gestor de Ficheiros, Estúdio de vídeos e Gravador de voz.

No comparador de preços KuantoKusta é possível encontrar alguns dos modelos que concorrem com o mesmo preço no mercado nacional e nenhum deles apresenta tão boas características gerais quanto este Wiko.

 

Câmara

A câmara de 2 megapíxeis não faz milagres mas permite capturar fotografias aceitáveis. O flash dá-lhe uma ajuda extra, tal como o HDR.

Confira com os seguintes exemplos em diferentes ambientes:

 

Veredicto

O Wiko Goa tem uma bateria de 1300 mAh, suficiente para 3 dias de utilização normal. Algumas chamadas, gestão de e-mail, sincronização activa com Wi-Fi (ligado somente quando necessário, cerca de 2 horas/dia), visualização de vídeos no YouTube, entre outras tarefas básicas de um smartphone.

O desempenho está obviamente limitado ao hardware, onde o processador modesto e os 512 MB de RAM não conseguem a fluidez de um smartphone de média ou alta gama, é necessário aguardar um pouco para que as apps abram ou fechem, mas nada que limite a sua utilização.

O smartphone encontra-se disponível em Portugal por um preço médio de 54,25€, mas pode ser adquirido em várias lojas por menos de 50€, o que faz dele um equipamento bastante atractivo para quem tem um orçamento mais reduzido para investir num smartphone, ou para quem simplesmente não é muito exigente com a tecnologia associada aos smartphones.

O Pplware agradece à Onbit a cedência do Wiko Goa para análise.

Wiko Goa    

Exit mobile version