A escolha de um smartphone nem sempre é uma tarefa fácil. Ao olhar para o mercado quase nos confundimos com tanta oferta disponível, com tanta marca, e preços tão variáveis.
Muitas vezes o desafio é encontrar um equipamento que consiga conjugar a modernidade, com um sistema operativo actualizado e um preço imbatível.
Como tal, hoje apresentamos a análise a um smartphone Android que pode ser adquirido por menos de 50 euros, uma solução ideal para os clientes menos exigentes, que procuram já um smartphone, mas não estão dispostos a desembolsar quantias exageradas de dinheiro. Conheça o Wiko Goa.
A Wiko é sem dúvida alguma a marca de smartphones do ano em Portugal. A variedade de smartphones lançados para o mercado conquistaram muitos dos consumidores e hoje são muitos os nossos amigos e conhecidos que possuem um Wiko.
A boa qualidade de construção, o design atractivo e adaptável a qualquer tipo de utilizador, o hardware cada vez mais potente e os preços muitas vezes abaixo da concorrência mais directa foram factores decisivos para que tal fenómeno se tenha vindo a verificar.
Neste contexto, e numa altura em que muitos utilizadores pensam fazer um upgrade do seu “velho” telemóvel, para um smartphone, mas cujas exigências não são muito elevadas, damos a conhecer em pormenor o Wiko Goa, que se destaca pelo seu muito baixo custo.
O Wiko Goa é um smartphone Dual SIM com ecrã TFT de 3,5 polegadas com uma resolução de 480 x 320 píxeis. Tem um processador Cortex-A7 Dual-Core a 1 GHz, 4 GB de armazenamento interno e 512 MB de memória RAM. Basicamente, são as características actualmente exigidas a um smartphone de entrada de gama.
Uma das suas vantagens é já ter a versão 4.4 do Android integrada, algo que nem sempre acontece com equipamentos mais recentes que este Wiko em análise, que já se encontra no mercado desde Setembro passado.
Especificações
- Sistema Operativo: Android 4.4.2 (KitKat)
- Processador: Dual-Core Cortex A7 @ 1 GHz
- Memória RAM: 512 MB
- Memória interna: 4 GB
- Memória externa: cartão microSD até 32 GB
- Ecrã: TFT 3.5″, resolução HVGA (480 x 320 píxeis, 165ppp)
- Câmara traseira: 2 MP, Flash, vídeo a 864 x 480 pixéis
- Câmara frontal: 1.3 MP
- Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth v4.0
- Sensores: Acelerómetro, Bússola, Proximidade
- Bateria: 1300 mAh Li-Po, com autonomia em Stand-by até 384h e em conversação até 11,48h (2G) e 6,26h (3G)
- Dimensões: 119 x 62,6 x 11,35 mm, 105g
Design
Este é mais um dos Wikos que vem disponível numa gama de cores muito variada, que tanto agrada os utilizadores mais ousados como aos mais discretos. Verde, rosa, roxo, amarelo, vermelho, branco e preto são as cores que compõem a palete do Wiko Goa.
É um smartphone muito compacto. Não pretende ser o mais fino do mercado, tem 11,35 milímetros de espessura, mas como é bastante pequeno, a espessura torna-o mais ergonómico. A construção é cuidada, os materiais em plástico revelam boa qualidade.
Traz apenas um microfone, na lateral inferior. Do lado esquerdo tem o botão de volume e, em cima, o botão do Power, a entrada para o auricular de 3,5 mm e a porta micro-USB.
Na traseira encontra-se a câmara de 2 megapíxeis e o LED flash e na frente são visíveis os botões tácteis de Menu, Home e Retroceder. Em cima, a câmara de 1.3 megapíxeis e o altifalante. O som reproduzido é bastante agradável apesar das suas limitações, mesmo com o volume no máximo não existe qualquer distorção do som.
A capa traseira é removível e dá acesso à bateria, aos slots para os cartões SIM e para o cartão microSD.
A resolução do ecrã de 480 x 320 píxeis é bastante baixa para aquilo que habitualmente se encontra nos smartphones mais actuais, mas não podemos esquecer o seu preço. Na maioria das aplicações a visualização não revela quaisquer problemas, contudo no browser, as limitações são mais perceptíveis.
Na caixa vem o Wiko Goa, a bateria removível, os auriculares, o carregador, o cabo USB/micro-USB, os manuais de instruções rápidas e 3 adaptadores para cartão SIM.
Sistema operativo
O Wiko Goa vem já com uma das versões mais actualizadas do Android, a 4.4.2, o que nesta gama de preços é uma vantagem acrescida. A interface é a mais próxima possível de um Android puro, sem sobrecarregar o sistema.
Relativamente às aplicações e funcionalidades, este é um equipamento muito básico. Vem com a selecção de apps da Google (Chrome, Gmail, Google+, Maps, Play Music, Movies, Books, Newsstand, Games, Google Drive,Youtube, Fotografias e Hangouts). Traz Rádio FM, Gestor de Ficheiros, Estúdio de vídeos e Gravador de voz.
No comparador de preços KuantoKusta é possível encontrar alguns dos modelos que concorrem com o mesmo preço no mercado nacional e nenhum deles apresenta tão boas características gerais quanto este Wiko.
Câmara
A câmara de 2 megapíxeis não faz milagres mas permite capturar fotografias aceitáveis. O flash dá-lhe uma ajuda extra, tal como o HDR.
Confira com os seguintes exemplos em diferentes ambientes:
Veredicto
O Wiko Goa tem uma bateria de 1300 mAh, suficiente para 3 dias de utilização normal. Algumas chamadas, gestão de e-mail, sincronização activa com Wi-Fi (ligado somente quando necessário, cerca de 2 horas/dia), visualização de vídeos no YouTube, entre outras tarefas básicas de um smartphone.
O desempenho está obviamente limitado ao hardware, onde o processador modesto e os 512 MB de RAM não conseguem a fluidez de um smartphone de média ou alta gama, é necessário aguardar um pouco para que as apps abram ou fechem, mas nada que limite a sua utilização.
O smartphone encontra-se disponível em Portugal por um preço médio de 54,25€, mas pode ser adquirido em várias lojas por menos de 50€, o que faz dele um equipamento bastante atractivo para quem tem um orçamento mais reduzido para investir num smartphone, ou para quem simplesmente não é muito exigente com a tecnologia associada aos smartphones.
O Pplware agradece à Onbit a cedência do Wiko Goa para análise.