Pplware

Análise: LG Maximo G E975

Depois do unboxing não havia outro caminho senão a apresentação da análise a este smartphone. Tal como indiquei aquando do unbox, esta é uma análise mais vocacionada para o utilizador comum do que propriamente uma exposição de enredos técnicos e de características ou um mero comparativo com outros dispositivos do mesmo género. Foi uma análise feita por utilizadores comuns no seu dia-a-dia tendo como destinatários os nossos leitores comuns também para uso do dia-a-dia.

Depois da análise levantam-se várias questões, contudo a mais premente pergunta: será o LG Maximo G E975 um topo de gama que vale a pena na relação preço/qualidade? A ver vamos, mas para começar se procuram um dispositivo totalmente multimédia e com toda a rapidez ao toque e capacidade de resposta no processamento das aplicações, esta pode ser uma alternativa a considerar. É um dispositivo tão poderoso mas tão simples ao mesmo tempo que até uma criança pode trabalhar com ele…

À primeira vista é um telemóvel muito elegante e que capta a nossa atenção mesmo apesar dos acabamentos de plástico medianos. Quando se começa a explorar é capaz de deixar os sentidos em polvorosa com tantas aplicações e funções. Para começar, a resposta ao toque é deveras incrível e uma das que mais se destaca, tornando a navegação pela Internet, jogos, fotografia, video e aplicações uma experiência simplesmente brilhante.

O ecrã que acompanha este LG Maximo G E975 é táctil com tecnologia WXGA e apresenta uma resolução de 1280 x 768 pixels com 16 milhões de cores e a incorporação da função ZeroGap, que é como quem diz: sem falhas, tornando a experiência de controlar todos os movimentos com apenas um toque o mais simples e assertivo possível, e que acaba por ser melhorada com a experiência do sub-sistema da LG, o Optimus UI v3.0 que funciona por cima do Android, conferindo toda a fluidez e velocidade inerentes ao modelo em questão.

São também apresentadas algumas características bastante apelativas como o Qslide, que permite visualizar em simultâneo dois ecrãs, em espécie de fade entre eles e completar duas tarefas ao mesmo tempo, o QuickMemo – que é agradável e útil. Para quem tem no telemóvel um auxiliar para o dia a dia vai verdadeiramente ficar impressionado com a capacidade de executar multi-tarefas sem nunca o deixar ficar mal.

A camera fotográfica com 13.0MP é impressionante e o que atrai é a facilidade com que se manuseia o modo camera e a qualidade da imagem apresentada. Esta vem equipada com algumas características inteligentes como o Smart Shutter e Time Catch Shot. A lente permite a gravação de vídeo HD e um flash LED para capturar fotografias com qualidade quando exposto a pouca luz, igual às demais máquina fotograficas, sem qualquer tipo de inovação no hardware. No campo da multimédia  o telemóvel vem equipado com música, vídeo e rádio FM. O telefone tem ainda uma câmara secundária frontal com 1.3 MP para chamadas multimédia ou fotos de frente: a qualidade das fotos aqui deixa um pouco a desejar, como acontece na maioria dos dispositivos com este tipo de camera frontal. Mais à frente no artigo poderão ver algumas fotos que fizemos com o telemóvel.

A maneira como a LG incorporou o Android Jelly Bean neste aparelho é notável se bem que, o facto de possui um processador tão potente como um Qualcomm Krait 1.5 GHz com 2 GB de RAM ajuda a trazer grandes melhorias de desempenho. Está realmente a um nível superior com uma conjugação perfeita.

À semelhança dos smartphones modernos, há muito poucos botões, apenas um no lado esquerdo que controla o volume, no lado direito um botão de energia, e na parte frontal inferior do aparelho (mesmo abaixo do ecrã) estão três botões de “touch” – com as funções “anterior”, “home” e “menu”. As entradas são as normais, embora em número reduzido, com apenas um jack de 3,5 mm em cima e uma microUSB, que também serve de HDMI com uma ligação MHL na parte inferior. Há ainda uma entrada microSIM pode ser ejectada do lado esquerdo.

« página anterior     pág. 1/2     página seguinte »

Bateria e Armazenamento

A bateria Li-Po 2100 mAh suporta até 15 horas de conversação e até 335 horas em standby na rede 2G, o que traduz um desempenho bastante razoável atendendo às funcionalidades que o telemóvel oferece. Ora no nosso uso durante 2 semanas tivemos a oportunidade de fazer alguns testes:

Detalhe importante sobre a bateria: não é possível removê-la. Em opinião pessoal, esta é uma falha que alguns fabricantes insistem (ou teimam) em manter. A bateria como bem de desgaste rápido pode e deve ser sempre substituível por qualquer utilizador…

Quanto à memória esta é exclusivamente interna e traz 32 GB, o que confere muito espaço para armazenamento de músicas, vídeos e outro tipo de dados. Apesar de serem bem generosos os 32 GB de memória, não nos é dada nenhuma slot para podermos diminuir ou aumentar a capacidade de armazenamento, ou seja, em acabando o espaço, acabou…

Infelizmente não nos foi possível testar o 4G em tempo útil, pelo que não poderemos opinar sobre tal.

Conectividade e recursos

Com o GPRS, EDGE, 3G, 4G e Wi-Fi não há desculpa para não andar actualizado sobre os últimos acontecimentos e quem precisa estar sempre ligado para questões de trabalho tem à sua disposição o Gmail, Yahoo e outras ferramentas como o visualizador de documentos e o leitor de PDF. A verdade é que ao nível de comunicações e protocolos suportados estamos bem serviços. O Bluetooth auxilia nas transferências de dados e ficheiros enquanto o DLNA permite partilhar dados do nosso telefone para outros dispositivos compatíveis com o mesmo protocolo.

Quando ligamos o USB ao nosso PC são-nos oferecidas várias opções: carregamento, ligar como dispositivo, instalar o software de conexão da LG. Basta escolher no ecrã do telemóvel o tipo de interacção que pretendemos com o nosso PC. É tudo bastante intuitivo.

Design

O G E975 apresenta um estilo muito simples até minimalista, a sua forma de barra transmite uma estética muito refinada a pesar de considerarmos o seu tamanho um pouco grande. A parte frontal do telemóvel não é mais do que o ecrã brilhante.O ecrã está protegido por Corning Gorilla Glass 2 o que garante a máxima resistência a riscos e danos. Ressalvo apenas que notam-se muito as impressões digitais e manchas, o que dificulta a visualização do monitor quando exposto à luz solar, e mesmo sem querer damos por nós constantemente a limpar o telemóvel. No dia em que fizemos as screenshots para aqui apresentar, tivemos de fazer tudo indoor porque o reflexo com o sol era demasiado e não permitia ver absolutamente nada.

Especificações técnicas:

Características base

 

  1. Multimedia

 

 

Internet e conectividade

Aplicações adicionais

Vídeo:

Fotos tiradas com o LG (reduzidas a 50% do tamanho original):

A verdade é que a camara de 13.0 Megapíxel é uma das suas grande mais valias, pois permite fazer fotos de alta qualidade, com cores vivas e de realce mas, ao mesmo tempo, apesar de básico, temos à nossa disposição um editor que nos permite aplicar alguns efeitos básicos para nossa conveniência. Nestes exemplos não apresentamos fotos da camera frontal.

Prós

  1. A qualidade da câmara fotográfica e do editor de imagens;
  2. A resistência do ecrã a riscos e a danos, bem como a sua qualidade de imagem;
  3. A estética e a qualidade dos earphones;
  4. O facto de ser um smartphone totalmente multimédia e com tempos de resposta acima da média com o ZeroGap que funciona de verdade;
  5. QSlide e QMemo como tecnologias muito interessantes.

 

Contras

  1. Não permite o uso de cartões de memória, apesar dos seus 32 GB de memória interna;
  2. Só aceita MicroSim como cartão de operadora. No nosso caso tivemos de ir pedir um cartão de propósito;
  3. As inevitáveis manchas e marcas dos dedos o que compromete a nitidez do ecrã e que ficam com facilidade;
  4. A LG tem a fama de demorar a apresentar actualizações do sistema operativo ou nem as apresentar de todo.

 

Preço:

Actualmente já disponível no mercado português, este smartphone pode ser encontrado, desbloqueado, com preços a partir dos 495 euros.

Conclusão:

Para quem procura o seu primeiro smartphone de média-alta gama esta é, sem margem, para dúvidas, uma excelente opção. Apesar do preço, típico nos smartphones mais avançados, a LG apresenta um Maximo muito sóbrio e capaz de ombrear com modelos estilo SGSIV ou até mesmo o iPhone 4.

Mas a verdade é que, se gostam do social e da mobilidade para frequentar a Internet em qualquer lugar, este terminal será decerto uma boa escolha para tal.

Queria aproveitar e agradecer à Ana Jesus que dedicou MUITO do seu tempo para trazer esta análise até aos nossos leitores, fosse na experimentação do smartphone, fosse na escrita da maioria do texto acima apresentado.

Exit mobile version