Simple is the New Smart, foi assim que a LG apresentou o seu novo topo de gama, o LG G3. Com um design simples, um ecrã poderoso, uma boa ergonomia e melhorias interessantes ao nível da interface, este é realmente um smartphone que merece elogios.
Conheça o LG G3 em pormenor.
Durante último ano temos vindo a assistir a uma persistência por parte da LG em oferecer smartphones que se adaptem na perfeição à ao nosso corpo. Primeiro retirou todos os botões das laterais, colocou-os na traseira ao perfeito alcance dos nossos dedos, com o LG G2. Em seguida, apresentou ao mercado o primeiro smartphone com ecrã curvo e flexível, com uma capa que se “autor-regenera” de pequenos risco e que segue os contornos das mãos e do rosto, o LG G Flex. Este que acabou por pecar em algumas características que não condiziam com o preço praticado, nomeadamente a qualidade do ecrã.
Agora, em clara sucessão ao G2, a LG tem já disponível o G3 no qual foram conjugadas três grandes características realmente úteis para o utilizador: o ecrã, a câmara fotográfica e a ergonomia.
1 – Características Gerais
Muito mais do que um ecrã de 5.5 polegadas com uma resolução Quad-HD, onde os píxeis não se conhecem, o LG G3 traz consigo outras características que o metem no topo. Vem com um processador Qualcomm MSM8975AC Snapdragon 801 Quad-core de 2.5 GHz Krait 400, traz 2GB de RAM na versão de 16GB, ou 3GB na de 32GB de memória interna, memória esta expansível até 128GB através de cartão microSD.
Traz a versão Android 4.4.2 KitKat e a interface vem completamente renovada, muito mais simples e minimalista.
O LG G3 vem disponível em 5 cores metalizadas, o branco, preto, dourado e violeta e vermelho, num corpo em plástico mas que se assemelha visualmente ao metal.
A LG quis com este smartphone provar que não é o número de megapíxeis que determinam a qualidade de uma fotografia, e como tal, numa câmara de 13 megapíxeis, com funções muito básicas, incluiu-lhe um estabilizador óptico de imagem, já existente nos modelos anteriores, um duplo flash e um laser de foco automático de apenas 0,276 segundos, que vem roubar o primeiro lugar ao Samsung Galaxy S5, de smartphone com foco automático mais rápido.
A caixa não vem munida de grandes acessórios, além do G3, traz consigo o cabo de transmissão de dados USB/microUSB e o adaptador para carregamento.
Especificações completas
-
Ecrã
- 5.5″, resolução QuadHD 1440 x 2560 (534ppp)
- Protecção Corning Gorilla Glass 3
-
Processador
- Qualcomm MSM8975AC Snapdragon 801 Quad-core @ 2.5 GHz Krait 400
- GPU Adreno 330
-
Rede
- 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
- 4G (LTE): 800 / 1800 / 2600
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.2 (KitKat)
-
Memória
- Memória RAM: 2GB/3GB
- Memória interna: 16GB/32GB
- Memória externa: cartão microSD até 128GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 13 MP estabilizador óptico de imagem, Flash dual-LED, Laser de foco automático de 0,276 segundos
- Secundária (frontal): 2.1 MP com capacidade de gravação de vídeo Full HD @30fps
-
Funcionalidades da câmara
- Dual Shot, gravação de vídeo e captura de fotografia em simultâneo, geo-tagging, detecção de rosto, HDR (High Dynamic Range), captura por voz e gesto
-
Vídeo
- Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, estabilizador de vídeo, gravação de vídeo dupla
-
Funcionalidades adicionais
- Modo convidado
- Operação uma mão
- Gestos inteligentes
- LG Health
- Teclado inteligente
- QuickCircle, QRemote, QSlide, QuickMemo+, Miracast, SmartShare Beam
- Dividir ecrã
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola
-
Dimensões e peso
- 146.3 x 74.6 x 8.9 mm, 149g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS
- NFC, Bluetooth® 4.0 (LE)
- IR LED (controle remoto)
- USB: microUSB v2.0, USB On-the-go, USB Host
-
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
- Autonomia: 553 h em stand-by, 21h em conversação (3G)
-
Cores
- Metallic Black, Silk White, Shine Gold, Moon Violet, Burgundy Red
2 – Hardware e Design
Em termos de design, a LG criou um smartphone simples. A forma como o ecrã de 5.5 polegadas está colocado na estrutura, com uma moldura muito pequena, faz com que as suas dimensões não sejam nada exageradas, acabando por não apresentar grandes diferenças de tamanho em relação aos seus concorrentes directos. Enquanto que o G3, pesa 149 g e tem umas dimensões de 146.3 x 74.6 x 8.9 mm, o Galaxy S5, tem apenas alguns milímetros e gramas a menos (142 x 72.5 x 8.1mm, 145g). Já o HTC One (M8), com 5 polegadas de ecrã apresenta-se como o mais pesado entre os 3, 160g, e também o com maior espessura, 9.4 mm.
As laterais continuam livres de botões tal como já vem sendo hábito. Em baixo encontra-se a porta microUSB v.2.0, a entrada para os auriculares de 3.5 mm e o microfone principal. O facto de o microfone estar colocado mais sobre o lado esquerdo faz com que a qualidade nas chamadas de voz não seja a mais agradável para a pessoa que está do outro lado, quando se está a segurar o smartphone com a mão esquerda. Em alta voz a qualidade do microfone também parece não ser a melhor. Contudo em gravação, como é feita em stereo com o auxílio do microfone colocado na lateral superior não há qualquer problema e o ruído não existe.
Em cima vem ainda colocado o sensor de infravermelhos, essencialmente para suportar a função de Quick Remote do equipamento.
A frente é também ela muito simples. Em baixo não existe, mais uma vez, qualquer botão físico, os comuns do Android encontram-se no ecrã, e em cima, além do altifalante, encontra-se o LED de notificações, a câmara de 2.1 megapíxeis e os sensores de proximidade e luminosidade.
A capa traseira e as laterais são todas em plástico, mas a forma como foram conseguidas fazem com que pareçam de metal o que o torna visualmente mais apetecível que, por exemplo, o Galaxy S5.
Os botões colocados na traseira são realmente uma vantagem em termos ergonómicos. Se inicialmente se estranham, por mais nenhum equipamento no mercado os trazer assim, com algumas horas de utilização já nem se lembrará que um dia existiram botões nas laterais, ainda mais quando combinados com o toque duplo no ecrã para o ligar e desligar. Estes botões foram redesenhados, estão mais simples e mais bem enquadrados com este novo design.
A câmara fotográfica de 13 megapíxeis vem auxiliada pelo estabilizador óptico por um duplo flash e por um laser de foco automático.
Ainda na traseira do equipamento foi colocado o altifalante, que ao contrário do que se podia esperar, não compromete em nada o som reproduzido face ao antecessor G2, que tinha o altifalante colocado na lateral inferior.
Desta vez, a capa traseira é removível, bem como a bateria de 3000mAh, permitindo também a gestão dos cartões microSIM e microSD.
3 – LG G3 em vídeo
Índice
- Página 1
- 1 – Características Gerais
- 2 – Hardware e Design
- 3 – LG G3 em vídeo
- Página 2
- 4 – O que distingue o LG G3
- 5 – Câmara
- 6 – Autonomia
- 7 – Veredicto
4 – O que distingue o LG G3
Ecrã
A grande novidade do LG G3 é o seu ecrã Quad HD de 5.5 polegadas. A resolução de 1440 x 2560 píxeis proporciona uma densidade de aproximadamente 534ppp. A verdade é que não se vê qualquer píxel, a definição é incrível e as cores são bastante agradáveis.
Tivemos a oportunidade de comparar lado a lado a qualidade do ecrã do LG G3 com o do Samsung Galaxy S5, até então considerado como o smartphone detentor do melhor ecrã do mercado.
Em termos de definição de contornos são ambos fantásticos, contudo a precisão das cores é muito mais realista no G3 que o Galaxy S5. Em relação à luminosidade, o Galaxy S5 tem uma margem de ajuste maior que o G3, o que o favorece quando é utilizado em ambiente de sol directo. Ainda assim, este não é de todo um factor negativo para o G3, sendo perfeitamente usável à exposição solar.
Relativamente à sensibilidade do ecrã o LG G3 é o claro vencedor. Além de ser bastante resistente a dedadas e gordura, é bastante suave ao toque.
Por fim, há que ter em conta as dimensões do ecrã enquadrado na estrutura. Sendo o G3 poucos milímetros maior que o S5, a sua utilização torna-se numa experiência mais agradável e produtiva, já que temos tudo num ecrã maior.
Interface
A nível de interface foram aplicadas bastantes mudanças em relação aos modelos anteriores e, em termos visuais, diria que para melhor. Está uma interface mais simples, no seguimento da sua concepção, os ícones das aplicações de origem foram redesenhados e a mudança de cores, para cores mais claras, trouxeram-lhe uma elegância acrescida.
A forma como as opções das definições vem organizada é muito intuitiva e de fácil acesso. Contudo, nota-se falta de fluidez na execução das acções básicas da interface, e neste aspecto perde para o Galaxy S5.
Aplicações e Funcionalidades
Em termos de aplicações e funcionalidades o G3 mantém grande parte das dos modelos anteriores, nomeadamente o Quick Remote, QSlide, Quick Memo+ e Dual Window, e ainda lhe acrescentou algumas novidades: Smart Notice, Smart Tips, Smart Keyboard e LG Health.
- Quick Remote: é a aplicação destinada ao Controlo Remoto Universal, ao qual se podem ligar uma série de aparelhos desde TVs, ar-condicionado, projectores, leitor de DVD e Blu-Ray.
- QSlide: permite a gestão de múltiplas tarefas, sendo que pode ser movido, redimensionado ou tornado transparente.
- Quick Memo+: através desta aplicação é possível tirar notas rápidas por cima do ecrã que se está a utilizar, ou escolher uma “folha em branco”.
- Dual Window: não é mais do que a possibilidade de trabalhar em simultâneo em duas aplicações no mesmo ecrã.
- Smart Notice: através desta nova funcionalidade são recebidas algumas recomendações de acções que são executadas de forma regular no smartphone, baseadas no estado do telefone, comportamento e localização.
- Smart Tips: esta funcionalidade permite conhecer algumas das opções disponíveis no G3, com apresentação de vídeos e descrições tutoriais e acesso directo às definições de algumas dessas opções. É uma funcionalidade bastante importante para se irem conhecendo todas as opções que acabam por ser uma novidade neste Android.
- Smart Keyboard: obviamente que o teclado surge como uma novidade pelas melhorias que recebeu. Está mais personalizável, vai sugerindo novas palavras e permite a função de escrita através do deslizar do dedo pelo teclado. No fundo, não faz nada de mais do que seguir as tendências dos novos teclados.
- LG Health: esta é mais uma das aplicações que segue as novas tendências, uma aplicação destinada à monitorização da actividade física, contudo é mais limitada que as de outros equipamentos, nomeadamente a do Galaxy S5, já que não permite a monitorização da alimentação.
Segurança Inteligente
Foi assim que a LG classificou a segurança incluída neste equipamento. Além da tecnologia Knock Code de desbloqueio, da qual já falámos aqui no Pplware (no vídeo acima), o G3 ainda dispõe das funções Kill Switch e Content Lock, que permitem desactivar o G3 remotamente e manter ficheiros pessoais escondidos, respectivamente.
Além do mais, o Modo Convidado está mais eficiente que o anterior Modo de Crianças. Agora no mesmo ecrã de desbloqueio, são suportadas duas senhas de desbloqueio (no mesmo formato), uma destinada ao conteúdo total do smartphone e outra ao conteúdo restrito que pode incluir qualquer uma das aplicações instaladas no smartphone, contudo não permite que sejam geridas quaisquer definições.
5 – Câmara
A câmara principal é outro dos factores de destaque deste smartphone, que com ela a LG quis provar que não é a quantidade de megapíxies que dita a qualidade de uma boa fotografia.
Portanto, esta conta com 13 megapíxeis que são auxiliados por um lazer de foco que permite a focagem de vários pontos em simultâneo, com uma velocidade de apenas 0,276 segundos. O duplo flash é também um forte auxílio principalmente para as fotos capturadas em ambientes mais escuros.
Em termos de funcionalidades e modos de captura este smartphone é bastante simples, quase tudo é automático e a qualidade tanto em fotografia como em vídeo é garantida.
Além das fotografias de 13 megapíxeis, ainda podem ser capturadas imagens de 10, 9 e 3 megapíxeis e os vídeos podem ser guardados em UltraHD, FullHD, HD e 120HD (câmara lenta).
Os modos de captura de imagem são bastante simples. Além do normal, é possível utilizar o Foco Mágico, que deveria funcionar de forma a que depois de capturada uma imagem fosse possível alternar o foco entre os objectos da imagem, mas na verdade não serve para nada, já que é pouco sensível e ou fica tudo focado ou tudo desfocado. Depois inclui ainda os modos já conhecidos de Panorama e Captura Dupla, que utiliza simultaneamente a câmara frontal e traseira.
A câmara frontal inclui a captura através do gesto de fechar a mão, ideal para que as selfies não fiquem tremidas. Basta abrir a mão virada para a câmara, esperar que seja detectada, fechá-la e aguardar 3 segundos pela captura.
Confira a qualidade das imagens em diferentes cenários:
6 – Autonomia
O grande receio para este smartphone ia para a sua autonomia e para a capacidade de uma bateria de 3 000 mAh em aguentar um ecrã Quad HD, já que o seu antecessor era imbatível neste ponto.
E os receios confirmam-se. Com uma utilização diária normal, incluindo, o brilho automático, o Wi-Fi ligado, sincronização automática, utilização da câmara fotográfica e alguns jogos, pesquisas no browser e redes sociais, os 3/4 dias que o G2 conseguia não são atingidos pelo G3.
Contudo, a autonomia não é de todo uma desilusão tendo em conta a concorrência. O G3 conseguiu, nessas ocasiões, uma autonomia próxima das 40 horas, e com uma utilização mais moderada poderá facilmente atingir os 2 dias, só com aquelas regras básicas de desligar aplicações que consomem recursos em segundo plano, desligar o Wi-Fi sempre que não é necessário bem como os dados móveis, definir opções de luminosidade para níveis mais baixos, sem recurso a qualquer opção especial de poupança de energia.
7 – Veredicto
O LG G3 é um equipamento fantástico e faz jus à simplicidade inteligente com que foi apresentado, sem sensores desnecessários, que acabam por não ser utilizados, inclui ainda um ecrã poderoso encaixado numa estrutura bem conseguida, tanto em termos visuais como ergonómicos.
O tamanho não é de todo um factor de exclusão para quem procura um smartphone com um ecrã grande, já que este fica muito próximo em termos de dimensões dos equipamentos com ecrãs de 5 polegadas.
A nova interface mais simplista e limpa, confere-lhe um aspecto mais profissional, contudo, peca pela falta de fluidez nos movimentos, que deveria ser um requisito obrigatório para um equipamento topo de gama. Ainda assim, não foram detectadas quaisquer problemas de desempenho após longos períodos de jogo ou com várias aplicações abertas em simultâneo.
Um dos problemas que poderá causar algum incómodo tem que ver com o aquecimento exagerado ao fim de algum tempo de utilização, dependendo das aplicações utilizadas, e que tende a aquecer mais rápido na utilização da câmara ou de jogos.
O LG G3 de 16 GB encontra-se disponível em Portugal a um preço médio de 550 euros, abaixo dos seu concorrentes Android mais directos já mencionados, o Samsung Galaxy S5 e o HTC One (M8).
- Desempenho
- Câmara fotográfica/vídeo
- Qualidade de ecrã, tanto de imagem como ao toque
- Design e Ergonomia
- Modo convidado
- Fluidez de movimentos da interface
- Problemas na comunicação em chamadas de voz devido à colocação do microfone
Aspectos positivos
Aspectos negativos
O Pplware agradece à MEO pela cedência do LG G3 para análise.
Índice
- Página 1
- 1 – Características Gerais
- 2 – Hardware e Design
- 3 – LG G3 em vídeo
- Página 2
- 4 – O que distingue o LG G3
- 5 – Câmara
- 6 – Autonomia
- 7 – Veredicto