O Android é um sistema operativo móvel que frequentemente se vê exposto a problemas de segurança graves. Por mais mecanismos de segurança que se implementem, as “pragas” acabam por se infiltrar no sistema, fazendo até uso dos “componentes oficiais”, como é o caso da Google Play, que fazem parte do ecossistema Google.
Desta vez um grupo de investigadores descobriu que existem 60 jogos Android infectados na Google Play com o trojan Android.Xiny.
Ao todo são mais de 60 os jogos que foram publicados por cerca de 30 developers diferentes (inc. Conexagon Studio, Fun Color Games, BILLAPPS, entre outros) e que ainda actualmente na loja de aplicações do Android.
De acordo com um relatório da empresa Dr.Web’s s, os jogos agora identificados incluem um trojan denominado de Android.Xiny, que consegue “despejar publicidade” no sistema, receber comandos por parte dos cibercriminosos e roubar várias informações do dispositivos, como é o caso do nome do operador, endereço MAC, versão do sistema operativo, tipo de cartão de memória, IMEI, etc.
Android.Xiny, o trojan que vem nas imagens
De acordo com as informações dos investigadores da Dr.Web, este trojan vem escondido (usando técnicas de estenografia) em imagens PNG, o que dificulta imenso a sua detecção.
Actualmente a Google ainda não removeu os jogos que incluem esta praga e não há, até ao momento, qualquer indicação nesse sentido. A par dos jogos, alertamos também para a existência 13 aplicações igualmente infectadas, mas com o malware Brain Test. É caso para dizer que a loja de aplicações a Google está toda “minada”.