Pplware

Ainda usa apps de 32-bits no Android? Google vai passar a alertar os utilizadores

Google alertar Ucrânia Android Rússia

Tal como nos restantes sistemas, também a Google tem tentado que no Android se deixe de usar apps de 32 bits. As medidas têm sido discretas, mas a verdade é que tudo depende dos programadores.

Estes têm atrasado esta adoção, mas a Google quer mudar este cenário. Em breve deverá passar a alertar os utilizadores sempre que estes tentarem usar uma app de 32 bits no smartphone.


Apps de 32 bits demoram a desaparecer

São mais que conhecidas as vantagens para os utilizadores de serem usadas apps de 64 bits. Estas permitem gerir melhor os recursos presentes nos dispositivos e dá acesso muito mais dentro de um sistema com uma configuração semelhante.

A Google começou este caminho da mudança há alguns anos, para migrar o seu sistema e tentar levar a que os programadores sigam a mesa filosofia. Não tem tido um resultado positivo, com uma adoção lenta por parte destes, com prejuízo imediato para os utilizadores.

Google quer mudar este cenário de forma simples

Claro que este cenário deverá mudar e a Google já começou a tomar novas medidas para acelerar isso no Android. Código adicionado recentemente e que foi associado ao AOSP (Android Open Source Projec) vai procurar alertar os utilizadores para a necessidade de mudar.

Como pode ser visto na publicação do Twitter, um novo alerta será mostrado sempre que os utilizadores lançarem uma app de 32 bits. Nesse momento, a mensagem irá notificar para a necessidade de atualizar a app ou para contactar o programador para melhorar a compatibilidade.

Android 13 poderá acelerar a mudança

Estas notificações já existem sempre que a app usada não cumpre a SDK mínima, tendo o mesmo propósito junto dos utilizadores. A ideia agora é elevar novamente os requisitos para a versão 28, algo que deverá acontecer com a chegada do Android 13.

Com os SoC ARM a estarem prestes a perder o suporte para os 32 bits em breve, esta mudança da Google poderá ser muito importante. Garantirá que as apps do Android vão continuar a funcionar sem qualquer problema e sem limitações.

Exit mobile version