Pplware

A MIUI 10 já está a ganhar suporte oficial para a Câmara Google

Inesperadamente, mas para proveito dos utilizadores, a MIUI 10 chinesa está a receber suporte oficial para a Câmara Google. De acordo com várias informações divulgadas pelos utilizadores chineses, a MIUI 10 na sua versão beta (v8.11.8) já suporta o API HAL3. Se queria instalar a GCam no seu Xiaomi, temos boas notícias.

Assim, poderemos vir a poder instalar a Câmara Google, também conhecida como GCam, mesmo sem root.


A Câmara Google é uma das melhores aplicações que pode ter no seu smartphone. Aliás, é uma ótima alternativa à app nativa do seu terminal, seja ele Xiaomi ou de outra fabricante. É uma realidade que já não suscita dúvidas, sendo a GCam uma das prioridades para quem procura melhorar a qualidade das suas fotos.

Câmara Google com suporte oficial na MIUI 10

Assim, com o suporte oficial da MIUI 10 para o API HAL3 isto significa que não necessitaremos de conceder permissões de raíz ao dispositivo. Por outras palavras, é provável que futuramente possa instalar a GCam como se de qualquer outra app se tratasse. Portanto, sem necessidade de root ou outro processo delicado.

Para já, temos apenas a confirmação que a versão chinesa desta interface apresenta o suporte oficial para o API em questão. Mais ainda, temos visto a Xiaomi a estreitar laços com a Google, sendo os “Mi A” a prova disso mesmo. Note-se que os integrantes desta linha têm sido lançados ao abrigo do programa Android One.

Numa outra ótica, para instalar a Câmara Google com sucesso, os smartphones carecem do suporte oficial para as APIs Hal3 ou Camera2API. Perante isto, os utilizadores da Xiaomi têm pedido à empresa chinesa que passe a incluir esta mesma recurso, tudo com o intuito de facilitar a instalação da aplicação GCam.

A GCam passará a ser suportada pelos dispositivos Xiaomi

Na versão chinesa da MIUI, mais concretamente na versão beta, este recurso já está disponível. Por conseguinte, todos as funções da Câmara Google passam a estar disponíveis nos smartphones Xiaomi. Mais ainda, o API HAL3 já está ativo, por predefinição, nesta versão da interface concebida para o mercado chinês.

Estando já a chegar gradualmente aos utilizadores na China, ainda não existe previsão de chegada à versão global da MIUI. Para já teremos que esperar um pouco mais, não tendo a Xiaomi comentado essa hipótese, mas tendo em conta a rápida implementação das funções na versão global, podemos esperar o melhor.

Carece ainda de confirmação oficial, porém, esta possibilidade deve chegar à versão beta global. Caso tudo corra conforme o previsto e o suporte para o HAL3 não cause nenhum erro na MIUI, então nada o impedirá de chegar também à versão estável. Até lá, estaremos atentos a qualquer desenvolvimento.

Gostaria de utilizar a Câmara Google no seu Xiaomi?
Exit mobile version