O Android tem vindo a ganhar novas funções dedicadas aos utilizadores e ao seu bem estar. Uma das principais, o “Não Incomodar”, tem estado a ser constantemente melhorado, mas a Google nem sempre o tem mantido.
Depois de ter surgido e removido algumas vezes, voltou a desaparecer, mas sem que isso tivesse resultado de uma actualização.
A função “Não Incomodar” surgiu no Android na versão 5 e passou a garantir aos utilizadores a possibilidade de desligarem todos os alertas e notificações sempre que assim o entendessem.
Ao longo do tempo, esta função tem sido removida sem razão aparente e voltado sem que a Google dê qualquer indicação das razões que a levam a fazer essa alteração.
Estas mudanças têm deixado os utilizadores do Android perdidos e com dúvidas se ela se vai manter, pelo menos da forma a que estão habituados.
Depois de ter voltado no Android 6, é agora hora de voltar a desaparecer, com a chegada do Android 6.0.1. O que existe de diferente desta vez foi a forma como a função foi removida.
Todos os utilizadores que reportam o problema do desaparecimento do “Não Incomodar”, relatam que tiveram a função funcional até ontem de manhã, mas que de um momento para o outro desapareceu, sem que tenha sido realizada qualquer alteração.
Fica assim claro que a Google tem a capacidade de alterar as funções do seu Android remotamente, sem notificar os utilizadores e sem necessitar que estes instalem qualquer actualização. É uma situação estranha e nova, que a Google nunca tinha relatado aos utilizadores nem aos programadores.
Para já os relatos surgem de utilizadores dos Nexus, sendo estes os únicos que têm a mais recente versão do Android instalada. A maioria são utilizadores do Nexus 6P, mas existem também utilizadores do Nexus 5 que relatam o mesmo problema.