Pplware

A Cortana já pode substituir o Google Now no Android

A Cortana é já um ponto central de vários desenvolvimentos da Microsoft. Não se limita apenas ao Windows Phone e ao Windows 10 e abriu já portas para estar no Android.

A primeira versão de testes, não oficial, tem andado a circular ainda numa fase muito inicial e sem todas as funcionalidades. Mas um novo passo foi dado com a Cortana a poder substituir já pesquisa por voz do Google Now no Android.

A Microsoft quer levar a Cortana ao máximo de plataformas que conseguir. Depois de conquistar os seus sistemas operativos, começou a olhar para a concorrência e decidiu que esta assistente pessoal teria o seu espaço no Android.

A primeira versão surgiu de forma não oficial e deu para sentir e perceber que a Cortana está no caminho certo, conseguindo replicar de forma perfeita de Android tudo o tem já a funcionar no Windows (10 ou Phone).

Mas nesta versão notava-se a falta de alguns pormenores que fazem toda a diferença, na hora de usar a Cortana. A mais importante delas está na usabilidade, onde não era possível chamar a Cortana ou substituí-la pela pesquisa de voz do Android.

Uma nova versão, esta oficial e limitada a um grupo de teste nos Estados Unidos, consegue agora ser o foco de toda a pesquisa e tornar-se a oficial do Android.

Isto significa que depois de instalada a Cortana esta pode agora ser chamada directamente com o pressionar do botão central do Android, seja ele físico ou virtual.

Depois apenas necessita de dar os comandos de voz para que as suas pesquisas sejam feitas, da mesma forma que as podemos ver a acontecer no Windows Phone.

anterior próxima

Mesmo com estas novidades há ainda alguns pormenores que necessitam de ser trabalhados e melhorados. Ainda não é possível chamar a Cortana directamente por voz, tal como se faz com o Google Now ou com a própria Cortana no Windows Phone.

São passos lentos mas bem firmes os que a Microsoft está a dar com esta aplicação para Android, mas que mostram que a Cortana será um caso de sucesso numa plataforma que não é a sua original.

A aposta da Microsoft No Android, e também no iOS tem estado a crescer, com cada vez mais ofertas de aplicações, com a mesma qualidade que podemos encontrar no Windows Phone.

Com a Cortana a chegar ao Android fica dado mais um passo importante, conseguindo a Microsoft apresentar uma alternativa a um produto da Google, que está a tornar-se cada vez mais usado.

Exit mobile version