Sendo o sistema operativo móvel mais usado em todo o mundo, o Android é também o principal alvo dos hackers. No primeiro trimestre de 2015, os cibercriminosos “aumentaram” o número de ataques ao sistema móvel da Google, tendo sido registado um novo malware a cada 18 segundos.
Segundo um relatório da G DATA, no primeiro trimestre de 2015 foram descobertos 440,267 novas ameaças para o Android, o que equivale a um novo malware a cada 18 segundos (mais concretamente 17,6 s).
O relatório revela também que 50% do malware tem associado uma “motivação financeira”.
The use of smartphones and tablets for online banking is increasing rapidly. With its dominant market position, the Android operating system in particular is coming to the attention of cyber criminals. Hence it is no surprise that attackers are developing and distributing financial malware such as banking Trojans especially for this platform.
As such, we are expecting a significant increase in financially motivated malware for the Android operating system this year.
Christian Geschkat, G DATA Mobile Solutions Product Manager
Comparativamente ao último trimestre de 2014 , o número de malware neste primeiro trimestre de 2015 aumentou 6,4%. Se compararmos com o primeiro trimestre de 2014 (detectadas 363,153 novas ameaças), então o crescimento de malware ronda os 21%.
Recentemente informámos também que 1 em cada 6 aplicações existentes para Android era um malware disfarçado, o que é preocupante tendo em conta que este é sistema operativo mais usado em todo o mundo.
Será que algum dia o malware poderá “tirar o título” ao Android de sistema mais usado no mundo?
Via GData