Pplware

8 Apps para controlar os gastos 3G/4G no seu smartphone

Como sabemos, em Portugal os planos de dados para smartphones e tablets ainda são muito limitados e caros. Nesse sentido é importante que controlar os gastos 3G/4G para que no final do mês não se assustem com a fatura.

Para esse efeito, hoje temos 8 sugestões para aplicações que permitem controlar os gastos no 3G/4G no seu smartphone e tablet.

Cada vez existem mais smartphones e os seus proprietários sabem que os dados são uma parte importante da sua actividade. O controlo do plano de dados é uma necessidade, até porque não são nada baratos e quando não temos noção do que gastamos, podemos receber facturas desagradáveis ao fim do mês.

O ideal é termos a percepção do que gastamos tanto no tráfego de dados 3G/4G como em WiFi. Para isso existem muitas aplicações que controlam esses parâmetros, vamos conhecer 8 delas..

1) My Data Manager

O My Data Manager é uma aplicação gratuita para iOS e Android que permite controlar detalhadamente os consumos 3G/4G e wifi do nosso dispositivo móvel. Com esta aplicação, o utilizador pode saber quais as aplicações que usaram a rede, saber em que locais acedeu à Internet e muito mais.


Homepage: My Data Manager

2) 3G Watchdog

O 3G Watchdog foi desenvolvido por Richard Gruet, e é uma aplicação que permite controlar todo o tráfego do nosso smartphone. Devido certamente à simplicidade e funcionalidades que oferece, o 3G Watchdog é provavelmente a aplicação mais popular neste segmento. Depois de instalar o 3G Watchdog, é possível definir qual o nosso plano de dados, assim como um conjunto de alertas.


Homepage: 3G Watchdog

3) netCounter

O NetCounter é uma excelente aplicação para a plataforma Android que nos informa sobre o tráfego consumido através das interface de comunicação do Android. Como um grande fã dos sistemas Unix/linux, sou apologista do princípio KISS e o Netcounter obedece a essa “filosofia” uma vez que é uma aplicação minimalista.


Homepage: netCounter

4) Traffic Counter

A aplicação TrafficCounter é uma das aplicações mais completas no seu segmento, uma vez que permite visualizar as estatísticas a nível de Wifi, 3G, SMS (número de mensagens enviadas e nº de mensagens recebidas), chamadas (nº minutos relativos às chamadas efectuadas, nº de minutos relativos ás chamadas recebidas).


Homepage: Traffic Counter

5) Mobile Counter

Mobile Counter é uma aplicação para controlo de tráfego para dispositivos móveis Android, que disponibiliza um conjunto de funcionalidades e permite a visualização de dados através de gráficos de tráfego muito intuitivos.

A aplicação encontra-se dividida em 4 menus: Network (Rede), Statistics (Estatísticas), Logs (Registos), Refresh (Actualizar os dados transferidos).


Homepage: Mobile Counter

6) Onavo

O Onavo Lite é uma pequena aplicação que está disponível para Android e iPhone/iPad, que permite controlar os custos 3G. A aplicação é bastante simples de configurar, sendo apenas necessário indicar o plano de dados que temos associado ao nosso smartphone. Depois de introduzida essa informação, a aplicação vai informando o utilizador do estado actual do seu “plafond”.


Homepage: Onavo

7) DataWiz

Se não tem um plano de dados ilimitado no seu operador de comunicações, então deve acompanhar de perto os seus consumos, para não ultrapassar o valor contratado. Embora os operadores disparem mensagens a determinados limites, muitas vezes é já tarde para controlar o tempo que resta até finalizar o ciclo de facturação.

DataWiz é uma aplicação que permite parametrizar os valores de consumo diário, mensal e total para que possa gerir de forma apertada o seu tráfego e saber o que foi consumido por 3G/4G e por WiFi.


Homepage: DataWiz

8) DroidStats

O DroidStats é uma aplicação para Android, que permite visualizar diversas estatísticas e custos associados (ver separador Overview). Relativamente às chamadas realizadas e recebidas (por mês/total) é apresentando a seguinte informação:


Homepage: DroidStats

Estas são provavelmente as 8 aplicações para controlar os gastos 3G/4G no seu smartphone mais populares. Todas elas têm funcionalidades interessantes, no entanto há umas mais avançadas que outras.

Qual destas aplicações é a sua favorita?

Exit mobile version