Pplware

Conheça as 6 melhores apps Lite para usar no seu Android

Uma das maiores queixas dos utilizadores do Android é a má gestão de recursos que as suas apps fazem. Gulosas por natureza, estas muitas vezes consomem tudo o que o sistema lhes oferece.

Felizmente alguns programadores estão a mudar e a ter mais cuidado com os consumos de recursos ou, como as grandes empresas fizeram, criam versões Lite das suas aplicações. Hoje vamos conhecer 6 das melhores apps Lite para Android.


As versões Lite foram criadas com o propósito único de dar acesso aos serviços, eliminando a maioria das funcionalidades que não são necessárias. No geral conseguem cumprir com o que é prometido, o que é excelente para quem quer poupar nos recursos e nos dados.

Não existem ainda muitas aplicações com esta filosofia, mas as principais empresas têm já a sua oferta. Vamos então conhecer as 6 melhores apps Lite para usar no seu Android.

 

Facebook Lite

Uma das principais, e provavelmente a mais antiga de todas é o Facebook Lite. Esta versão veio combater os consumos elevados de recursos que a versão original tinha, procurando manter o máximo de funcionalidades.

De forma honesta e sem grandes alaridos, esta app cumpre o que se compromete. Perde várias funcionalidades do Facebook normal, mas ganha no que toca à poupança dos recursos e dos dados. Se precisar de mais argumentos para decidir usar o Facebook Lite, leia este nosso artigo.


Nome: Facebook Lite
 
 

 

Messenger Lite

Também do Facebook, mas agora no campo das mensagens instantâneas, temos o Messenger Lite. Os seus propósitos são os mesmos, procurando diminuir os consumos, quer de recursos quer de dados.

Mesmo desprovida de algumas funcionalidades, a app Messenger Lite consegue dar ao utilizador o que ele necessita para comunicar. A perda das chamadas de vídeo e de voz, da localização geográfica e até dos GIFs pode ditar a escolha entre versões.


Nome: Messenger Lite
 
 

 

Skype Lite

Outro grande consumidor de recurso no Android é o Skype. A Microsoft tem procurado diminuir esta situação, mas também não tem sido possível, graças a todas as novidades que foram sendo apresentadas. Para dar resposta ao descontentamento de muitos, criou o Skype Lite.

Esta versão mantém a quase totalidade das funcionalidades do Skype, mas reduz algumas ao mínimo. O Skype Lite está por agora apenas disponível na Índia, mas pode ser testado via a instalação do apk.


Nome: Skype Lite
 
 

 

Twitter Lite

As queixas do Twitter são também recorrentes e para acabar com isso a rede de microblogging criou uma Progressive Web App (PWA) em colaboração com a Google, tornado o acesso a esta rede social mais rápido e mais simples de usar. Pode ser considerada a versão web da sua app, que assim corre no browser e consome muito menos recursos.

O Twitter Lite traz assim aos utilizadores dos dispositivos móveis tudo a que estes se habituaram, com a diferença que está mais rápido, mais acessível e que até funciona sem estar ligado à Internet, com limitações naturais.

Twitter Lite

 

Shazam Lite

O conhecido serviço de descoberta de músicas resolveu criar a sua versão Lite e conseguiu criar uma app que é mesmo minimalista. Com apenas 1MB consegue bater todas as restantes.

O que oferece é o central deste serviço, sem todos os elementos acessórios que foi adicionando ao longo dos anos, como as recomendações, as compras e outras coisas. O Shazam Lite é mesmo o essencial e necessário deste serviço.

O Shazam Lite ainda não está disponível em Portugal, mas pode ser testado instalando a apk.


Nome: Shazam Lite
 
 

 

Opera Mini

Por fim temos não uma app Lite, mas o expoente máximo dos browsers minimalistas. O Opera Mini é, há já muitos anos, a escolha de muitos fornecendo o estritamente necessário para navegar na Internet, consegue dar uma excelente experiência de utilização.

O foco do Opera Mini é reduzir ao máximo o consumo de dados e, para isso, oferece ao utilizador uma variedade de ferramentas para o conseguir. Como efeito secundário da utilização do Opera, o seu Android acaba por consumir menos espaço de memória.


Nome: Opera Mini
 
 


Com estas 6 app Lite o seu Android vai certamente conseguir poupar recursos, tendo uma resposta mais rápida e um comportamento geral muito melhor. Testem cada uma delas e vejam como as podem usar para melhorar o vosso smartphone.

Que outras apps usam para poupar recursos do Android?
Exit mobile version