Com a sua presença constante, os smartphones estão sempre disponíveis para ajudar os utilizadores nas suas tarefas mais básicas. Claro que também estes precisam de atenção para estarem sempre otimizados e prontos a ser usados.
A maioria dessas configurações podem ser feitas de forma automática, mais uma vez libertando os utilizadores para outras tarefas. Conheçam 4 automatismos que devem ativar já no Android.
Estes automatismos conseguem ajustar pequenas opções e configurações que são extremamente úteis para o utilizador, evitando que este tenha de o fazer manualmente. O Android já as traz prontas a serem usadas, bastando ao utilizador definir o “como” e o “quando”.
1 – Já não precisam de desligar o som do smartphone
O primeiro exemplo que damos é usado para evitar ao utilizador ter de estar a colocar o telefone no silêncio sempre que se vai deitar ou, por exemplo, quando chega ao local de trabalho. Basta identificar o padrão de tempo e o período no qual pretendem que seja ativado.
Depois, nas Definições do Android, devem procurar a opção Não incomodar. Aí dentro devem criar um novo agendamento e definir os dias e a hora de início e de fim.
Desta forma simples, à hora definida, o Android irá desligar as notificações e colocar o smartphone em silêncio. Para situações de emergência podem definir que notificações podem interromper este modo Não incomodar.
2 – O ecrã do telefone ajusta o brilho sozinho
Porque temos de ter sempre a melhor imagem, para tirar partido dos excelentes ecrãs que temos, é importante ter definido o brilho correto a aplicar. Também aqui o Android pode ajudar o utilizador ao dar ao ecrã o brilho mais indicado.
Também dentro das Definições podem encontrar a opção Visualização e, no caso deste equipamento, encontrar logo o controlo de Brilho. A opção que querem ativar é o Automático.
Daí em diante o Android irá gerir o brilho aplicado ao ecrã, para que esteja sempre no seu melhor. Claro que na zona de notificações podem sempre corrigir este brilho, se necessitarem.
3 – Atualizem as apps do Android automaticamente
Manter o software atualizado é muito importante para evitar problemas de segurança e para ter acesso às novidades que vão surgindo. Como existem novidades quase todos os dias, pode ser complicado manter um smartphone devidamente atualizado.
Para ajudar os utilizadores, a Play Store tem uma opção que trata deste esforço de forma autonomizada. Basta acederem às definições da Play Store e procurar a opção Atualizar automaticamente aplicações.
Das duas opções que a realizam, tenham atenção que uma delas faz uso de qualquer acesso à Internet, quer seja Wi-Fi ou 4G. Escolham a que tiver menos impacto no vosso plano de dados.
4 – A proteção do Android também pode ser automatizada
Por fim, para aumentar ainda mais a segurança, a Google disponibiliza o Play Protect. Esta proteção adicional avalia as apps instaladas e procura problemas segurança. Claro que os utilizadores querem este processo automatizado, até porque pode cair em esquecimento.
Também no menu da Play Store encontram a opção Play Protect, a que devem aceder. Ativem a opção Procurar ameaças à segurança no dispositivo e entreguem ao Android a verificação automatica de apps.
Estas são apenas 4 formas de automatizar o Android, mas existem muitas outras, todas elas nativas e presentes para todos usarem. Basta que procurem nas definições do Android e vão encontrar formas de evitar estar a ativar ou desativar pequenas alterações que fazem toda a diferença.