Mais de 1,9 mil milhões de seres humanos usaram smartphones em 2015, de acordo com eMarketer.Estes pequenos mas poderosos equipamentos podem-nos ajudar nas mais diversas tarefas mas é também certo que facilmente nos podem espiar.
De acordo com um levantamento da empresa de segurança G DATA, existem actualmente (dos equipamentos avaliados) 26 equipamentos Android que têm pré-instalado no firmware malware para espionagem. Conheça quais as marcas.
Os cenários de espionagem já não são propriamente novidade. Muitas são as noticias de malware pré-instalado, especialmente em clones de equipamentos de topo. Mas, desta vez e no seguimento da investigação sobre o caso Star N9500 (o clone chinês do Samsung Galaxy S4 vinha com malware pré- instalado), a G DATA descobriu que 26 equipamentos Android têm pré-instalado, no firmware, malware com funções de espionagem.
Desta vez não existe qualquer referência a clones, tendo a empresa G DATA revelado que os smartphones onde foi detectado malware são da Xiaomi, Huawei, Lenovo, Alps, ConCorde, DJC, Sesonn e Xido.
Lista de Modelos
- Xiaomi MI3
- Huawei G510
- Lenovo S860
- Alps A24
- Alps 809T
- Alps H9001
- Alps 2206
- Alps PrimuxZeta
- Alps N3
- Alps ZP100
- Alps 709
- Alps GQ2002
- Alps N9389
- Andorid P8
- ConCorde SmartPhone6500
- DJC touchtalk
- ITOUCH
- NoName S806i
- SESONN N9500
- SESONN P8
- Xido X1111
O software espião pré-instalado está disfarçado de aplicações populares como é o caso do Facebook e GoogleDrive e não se consegue remover uma vez que está integrado no próprio firmware. A G DATA suspeita que a instalação de malware é feita por “terceiros” e não pelo próprio fabricante.
A empresa de segurança revela que esta tipo de software espião é capaz de fazer tudo e mais algumas coisa… copiar contactos, gravar conversações, ler e enviar SMS/MMS, ver histórico do browser, usar funções de localização, etc.