Pplware

132 apps Android estavam infetadas com malware para Windows

Não é anormal surgir no Android novas formas de os utilizadores serem atacadas. Estes novos vírus e malware estão quase sempre fora da Play Store, aproveitando-se dos utilizadores.

Mas algo insólito parece ter acontecido, ao terem sido descobertas 132 aplicações Android que estavam infetadas, mas com malware criado para o Windows.

Este é um dos mais estranhos casos de infeções detetadas na Play Store, a loja de aplicações para o Android. As aplicações foram descobertas pela empresa de segurança Palo Alto e continham código que há alguns anos andou a infetar os computadores Windows.

Claro que este código pouco impacto tinha nos dispositivos Android, limitando-se a abrir de forma escondida algumas iframes que apontavam para dois domínios bem conhecidos e usados para a propagação de malware.

Claro que a Google foi de imediato alertada para esta descoberta e retirou na hora as aplicações da sua loja, garantindo que estas apps não eram mais instaladas.

Do que a Palo Alto adianta, os programadores que criaram estas apps podem nem ser culpados desta tentativa de ataque aos utilizadores. O mais provável é que as plataformas usadas já estariam também infetadas.

Há algum tempo esteve ativo um malware que pesquisava e alterava as páginas web presentes num computador, injetando nestas as iframes para se propagar. Deverá ter sido desta forma que esta nova infeção se propagou e chegou às aplicações Android.

Esta é de longe uma situação normal e que não terá tido impacto nos utilizadores Android, mas revela a forma simples como um malware transita de um sistema operativo para outro, sem que exista qualquer controlo ou necessidade de intervenção.

Via Palo Alto Networks

Exit mobile version