Pplware

Mais de 10 milhões enganados por app falsa, criada em nome da Samsung

A Play Store reune as apps que compõem o ecossistema Android. Nos últimos meses vários casos foram relatados de problemas graves de apps falsas e com propósitos menos claros para o utilizador.

O mais recente caso, revelado agora, revelou que mais de 10 milhões de utilizadores instalaram uma app falsa, criada em nome da Samsung, que prometia atualizações a vários níveis para os equipamentos da marca.


A app que enganava os utilizadores Android

Chamada de “Updates for Samsung”, esta app é a mais recente descoberta no campo dos problemas de segurança na Play Store. Prometia aos utilizadores o acesso direto às mais recentes versões de firmware da Samsung.

Naturalmente que esta não cumpria o prometido e tentava enganar os utilizadores. Após a sua instalação, os utilizadores eram encaminhados para uma área diferente dentro da app, que lhes mostrava apenas publicidade.

Pagar para ter acesso a novidades Samsung

Para além desta farm de publicidade, que tentava ludibriar o utilizador, esta app tinha mais. Procurava cativar este para que pagasse para ter acesso a firmware da marca para os seus smartphones. Apresentava um pagamento anual de 35 dólares.

Curiosamente, este pagamento que era exigido não circulava pelo sistema de cobrança da Google. Este seguia de forma direta e por HTTPS para um servidor próprio onde era processado o pagamento. A recolha dos dados do cartão de crédito era um facto e grande parte do problema.

A Play Store volta a dar problemas à Google

A oferta de uma versão gratuita servia apenas para criar frustração aos utilizadores. Esta estava limitada a 56 Kbps, o que levava a que uma descarga demorasse mais de 4 horas. Há também relatos de que na maioria das vezes estas não terminavam e tinham de ser reiniciadas.

Depois de relatado o problema, a Google removeu da Play Store esta app e protegeu os utilizadores. A descrição do modo como agia mostra que estava a cobrar para dar acesso a conteúdos gratuitos da marca. Os utilizadores Android, incautos, acabavam por pagar para terem as suas máquinas atualizadas.

Exit mobile version