No arranque da IFA 2015 a Huawei deu a conhecer ao público as suas novas apostas no segmento dos smartphones: Huawei Mate S e Huawei G8.
Acabado de ser lançado em Portugal, o Mate S apresenta-se claramente como um concorrente forte no segmento dos smartphones de topo. No Pplware estamos a testá-lo e hoje mostramos-lhe algumas das características e funcionalidades que deve conhecer.
O Huawei Mate S vem com um processador octa-core HiSilicon Kirin 935, quad-core 2,2 GHz Cortex-A53 & quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 e com um GPU Mali-T628 MP4. Tem 3 GB de RAM e está disponível nas versões de 32/64/128 GB de armazenamento interno, expansível até 128 GB através de microSD (abdicando de um cartão SIM).
Vem com a versão Android 5.1.1 Lollipop, optimizada através da interface Emotion UI 3.1 da Huawei que lhe proporciona uma utilização completamente diferente da de um Android comum, tal como já é conhecido em modelos anteriores.
O Mate S vem disponível para Portugal nas cores Champanhe e Cinza. O seu ecrã de 5,5 polegadas tem uma resolução FullHD de 1080 x 1920 píxeis (densidade aproximada de 401 ppp), com a protecção Gorilla Glass 4 onde a qualidade de imagem é garantida.
O novo Mate S, tal como os seus antecessores, vem dentro de uma embalagem bastante elegante onde todos os pormenores foram tidos em consideração, fazendo-se acompanhar do carregador, do cabo USB/microUSB e auscultadores guardados dentro de uma pequena caixa que facilitará o seu transporte. A embalagem inclui ainda uma capa protectora inteligente.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS LCD de 5.5″, resolução FullHD 1080 x 1920 (~401 ppp)
- Protecção Corning Gorilla Glass 4
-
Processador
- HiSilicon Kirin 935, quad-core 2,2 GHz & quad-core 1.3 GHz
- GPU: Mali-T628 MP4
-
Rede
- GSM / HSPA / LTE
- Dual nano-SIM
-
Sistema Operativo
- Android 5.1.1 (Lollipop)
- Interface: Emotion UI 3.1
-
Memória
- Memória RAM: 3GB
- Memória interna: 32/64/128 GB
- Memória externa: cartão microSD até 128 GB (abdicando de 1 cartão SIM)
-
Câmara
- Principal (traseira): 13 MP, Flash LED de dois tons, foco automático, estabilizador óptico de imagem
- Secundária (frontal): 8 MP, flash LED
-
Vídeo
- Gravação: FullHD (1080p@30fps)
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola, impressões digitais
-
Dimensões e peso
- 149,8 x 75,3 x 7,2 mm, 156 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS
- NFC, Bluetooth® 4.0 (A2DP)
- USB: microUSB v2.0
-
Bateria
- 2700 mAh Li-Ion
-
Cores
- Dourado, Champanhe e Cinza
Descritas algumas das características gerais do Mate S é altura de apresentar as 10 coisas que tem que conhecer sobre ele. São características de hardware que o destacam entre a concorrência de topo e funcionalidades que elevam a sua experiência de utilização.
1. Construção e design
Estamos perante um smartphone com uma construção premium. O Mate S tem uma estrutura metálica e toda a parte frontal é coberta pelo vidro que reveste o ecrã com protecção Gorilla Glass 4. Este vidro apresenta cantos arredondados o que lhe confere uma boa sensação ao toque.
De referir que além do ecrã de 5,5 polegadas, na frente estão ainda incluídos LED RGB de notificações, o LED para flash, o altifalante, a câmara de 8 MP e os sensores de luminosidade.
A traseira, neste caso, a versão cinza, inclui a câmara de 13 MP, o duplo flash LED de dois tons e ainda o sensor de impressões digitais que além da sua função de segurança do smartphone, permite executar uma série de novas funções.
As laterais com 7,2 mm incluem no lado direito os botões de Volume e Power, do lado esquerdo o único slot para cartões nano SIM (ou nano SIM e microSD). Em cima um dos 3 microfones e o jack de áudio de 3,5 mm e em baixo a porta micro USB 2.0 entre as grelhas de áudio, onde do lado esquerdo se encontra um microfone e do lado direito o último microfone e o altifalante.
2. Topo de gama dual-SIM
A opção de utilização de dois cartões SIM é cada vez mais uma exigência dos utilizadores de smartphones, mas ainda uma carência no segmento mais elevado.
Neste caso, o Huawei Mate S dispõe da possibilidade de utilização de dois cartões nano SIM, com suporte para rede LTE (dual-standby). Para quem não tiver necessidade de utilizar dois cartões SIM, pode optar pela expansão da memória através de um cartão microSD até 128GB, colocado na ranhura de um dos cartões SIM.
3. Sensor biométrico de impressões digitais
A Huawei é uma das marcas que melhor incorpora o sensor de impressões digitais nos seus smartphones. Já o fez no Huawei Mate 7 e agora vem mostrar que foi capaz de o melhorar.
Este sensor está colocado na traseira do Mate S e é activado com um simples toque. Com o reconhecimento da impressão digital, que se regista com 6 toques no sensor, é possível desbloquear o smartphone e o acesso a alguns ficheiros confidenciais guardados no “Cofre”. Basicamente, o Cofre é o local onde o utilizador pode guardar fotos, música, documentos, vídeos aos quais só se tem acesso através de uma palavra-passe ou da impressão digital registada.
Mas estas são funcionalidades que qualquer smartphone com impressões digitais tem, por isso a Huawei foi mais longe e este sensor permite executar uma série de outras tarefas que, com a utilização diária, acabam por se revelar bastante úteis.
Funções atribuídas ao sensor biométrico:
- Atender chamadas
- Capturar fotos e vídeo
- Parar o alarme
- Mostrar e recolher painel de notificações
- Percorrer fotos da galeria em ecrã completo
4. Câmaras – Pintura de Luz e Flash LED frontal
A Huawei não é propriamente uma marca que se destaca pela super qualidade das fotografias captadas através das suas câmaras, como por exemplo acontece com a Samsung ou a LG. Mas ainda assim, os resultados finais relativos às câmaras que temos vindo a testar da marca são muito bons e no Mate S, são ainda melhores, como seria de esperar.
A câmara principal do Mate S conta com 13 MP, tem estabilizador óptico de imagem e conta com o auxílio de um flash de LEDs de dois tons. Já a câmara frontal conta com 8 MP e também ela é auxiliada por um flash LED, o que nesta gama de equipamento ainda não existia.
De entre os vários modos fotográficos existentes há um modo que vale a pena destacar: Pintura de luz. Através deste modo, o utilizador pode criar imagens que possivelmente só iria conseguir através de uma câmara mais profissional ou de alguma edição. O modo de Pintura de luz permite assim criar os seguintes tipos de fotos:
- Rastos de luz traseira: capturar os rastos de luz feitos por automóveis em movimento à noite.
- Grafitos de luz: capturar rastos de luz num ambiente escuro.
- Água sedosa: capturar o fluxo de água em movimento num efeito suave e sedoso.
- Rasto de estrelas: capturar os rastos de estrelas e galáxias no céu nocturno.
5. Knucke Control 2.0
Esta é uma funcionalidade herdada dos Huawei anteriores onde passou a ser possível utilizar os nós dos dedos para a captura do ecrã: com dois toques é feita uma captura total ou parcial do ecrã. O Mate S recebeu a segunda versão do chamado Knucke Control, onde agora permite iniciar a gravação de um vídeo do ecrã através de dois toques com dois nós de dedos em simultâneo. Permite desenhar letras para abrir aplicações mesmo sobre outras aplicações a serem executadas e ainda, com um toque duplo, ligar o ecrã.
6. Gravador de ecrã
Quem já teve que gravar o ecrã do seu smartphone em movimento, por que motivo fosse, certamente que se deparou com a dificuldade de encontrar software totalmente compatível com o smartphone ou com resultados verdadeiramente satisfatórios. Neste Huawei Mate S, basta um toque duplo com os nós de dois dedos em simultâneo, para que o ecrã do smartphone comece a ser gravado. No canto superior esquerdo surge a indicação de que está em gravação e há quanto tempo. No final, bastam dois toques semelhantes para que o ecrã pare de ser gravado.
Esta gravação pode ser feita em formato HD ou numa versão mas reduzida de 480 x 854 píxeis. Neste processo de gravação de ecrã, o som capturado pelos microfones também está a ser gravado.
7. Botão de Suspensão
O Botão de Suspensão não é uma novidade no mundo dos smartphones, mas é algo bastante útil e que normalmente fica esquecido no meio de tanta funcionalidade. Ao activar este botão, o utilizador ganha uma série de funcionalidades num único botão, sem ter que percorrer o ecrã do smartphone ou os seus botões. Este botão pode ser levado para qualquer ponto lateral do ecrã, onde for mais acessível ao utilizador.
Funcionalidades associadas ao Botão de Suspensão:
- Retroceder
- Home
- Acesso a aplicações recentes
- Bloquear o ecrã
- Fazer limpeza das aplicações abertas que apenas estão a ocupar espaço útil.
8. Temas
A Huawei disponibiliza centenas de temas para que cada utilizador possa personalizar o smartphone à sua medida. São diferentes temas para todos os gostos e até estados de espírito.
9. Controlo de movimentos
Desactivar o som de uma chamada ou do alarme com um simples movimento de virar o ecrã do smartphone para baixo, reduzir o volume do som de uma chamada ao agarrar o telefone, atender uma chamada ao levantá-lo, ou inclinar o ecrã para mover ícones ou widgets são algumas das acções que podem ser controladas através de movimentos. Algumas delas vêm activas por omissão, outras terão que ser activadas através das definições em “Assistência Inteligente”.
10. Aplicações protegidas
Instalou uma nova aplicação no Mate S da qual queria receber notificações, mas não as recebe? Pois bem, saiba que o Mate S tem uma lista de aplicações protegidas que não são mais do que as aplicações que podem estar em execução com o ecrã desligado, como é o caso do Gmail, ou do Hangouts, por exemplo. Se pretende receber as actualizações e notificações de aplicações que não estão a aparecer, é relevante verificar se ela não se encontra protegida nesta lista.
hr> Estas são apenas algumas das coisas que distinguem o Huawei Mate S entre tanta concorrência actualmente. Mas há mais para explorar e dentro de alguns dias apresentaremos uma análise em pormenor a este smartphone.
O Huawei Mate S foi hoje apresentado em Portugal e chegará amanhã às diversas lojas nacionais pelo preço de venda recomendado de 699€.