Pplware

Droidcam: 1 Android + 1 Linux = Sistema de Videovigilância

…mas também funciona com Windows – ver aqui

Os sistemas de Videovigilância estão na moda. No mercado tecnológico podemos encontrar as mais diversas e avançadas soluções mas, com alguma imaginação, podemos criar facilmente o nosso sistema de Videovigilância.

O que precisamos? Ora bem, apenas um Android (por causa da câmara e uma app para controlar a mesma), um cliente (pode ser Windows ou Linux) e está feito!

Em tempos, em conversa com um colega que tinha sido pai há relativamente pouco tempo, ele questionava-me se conhecia alguma solução para fazer videovigilância do quarto onde o bebé se encontrava.

Comecei inicialmente por indicar-lhe uma câmara IP com detecção de movimentos mas ele referiu-me que já tinha andado à procura e os preços era elevados. Nesse momento ele faz-me uma questão interessante: “Tendo o smartphone uma câmara, não haverá maneira de transformá-lo num sistema de videovigilância? “

Para esse efeito, existe uma excelente a aplicação DroidCam para Android que já apresentamos aqui.

O DroidCam é uma fantástica aplicação para Android que permite usufruir da câmara e micro do dispositivo móvel a partir de qualquer lugar. O DroidCam funciona via Wifi, Bluetooth ou através de uma ligação USB (recorrendo ao ADB)…e até podemos, por exemplo, usar integrado no skype.

Para criar uma solução de videodeovigilancia basta instalar o DroidCam no smartphone/tablet com Android e possuir um cliente para Desktop (Windows ou Linux – fazer download aqui).

Como instalar o DroidCam no Ubuntu e derivados?

Para instalar o DroidCam no Ubuntu e derivados basta que abra o terminal e insira os seguintes comandos:

sudo apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r)
sudo apt-add-repository ppa:paolorotolo/droidcam 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install droidcam

Depois de instalado, basta executar o Droidcam e escolher qual o método de acesso.

Veja no seguinte video uma pequena DEMO

Para quem necessita de uma solução de Videovigilância de baixo custo, o Droidcam é sem duvida uma sugestão interessante. Como referimos, esta solução pode funcionar via Wifi, Bluetooth e até mesmo via USB. Experimentem e digam-nos o que acharam.
Exit mobile version