A próxima versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, o Android Q será apresentado oficialmente durante o verão. Entretanto, até lá teremos direito a várias versões de teste, que estarão disponíveis para fabricantes, bem como para mais equipamentos.
Agora surge uma excelente novidade. A primeira versão beta pública deve chegar ainda hoje (11).
Perante a recente atividade da Google, começamos já a suspeitar que a primeira versão pública de testes (beta) não tardaria a chegar. Aliás, se olharmos para a agenda de 2018, a versão que viria a ser conhecida como Pie 9.0, sabemos já o que esperar da nova versão, o Android Q.
A primeira versão beta do Android Q está a chegar!
Entretanto, a própria Google já abriu a sua plataforma de deteção de bugs, o issue tracker para o Android Q. Aliás, conforme os dados aí presentes, a primeira versão pública para fins de teste chegará no dia 11 de março, hoje.
Por outras palavras, é uma questão de tempo até que a primeira beta seja disponibilizada. Esta sucessão de eventos (abertura da plataforma de deteção de erros), foi detetada em primeiro lugar pelo programador Mishaal Rahman. Assim, de acordo com o seu testemunho, este é o procedimento habitual que antecede a disponibilização de uma versão de testes.
Seems like Google opened up the bug tracker for submitting bugs related to the Android Q beta. The link to check for existing bugs filters by date created after March 11th. Are you ready for Android Q? https://t.co/MQj25b6XXZ pic.twitter.com/EZkNNFmCbW
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 11 de março de 2019
Ao que tudo indica, esta primeira versão poderá chegar ainda hoje. Aliás, na sua publicação no Twitter, o programador partilha também uma entrada no mecanismo de submissão de erros. O seu tweet termina com “Estão preparados para o Android Q?”
A Google pode disponibilizar hoje a primeira versão beta pública
Assim, apesar de não podermos confirmar a sua disponibilização ainda hoje, o testemunho deste conhecido programador no porta XDA Developers é um forte indício. Agora, resta-nos esperar pela primeira versão beta pública do sistema operativo da Google. Por fim, este ano as versões de testes deverão chegar a um número ainda maior de fabricantes. Algo que damos a conhecer na seguinte publicação.