Pplware

LineageOS deixa de suportar 4 smartphones, mas chega a outros 4!

A LineageOS é uma das melhores ROMs alternativas para o seu smartphone Android. Sobretudo se estiver cansado da implementação de fábrica (stock ROM), esta é uma das boa opção. Agora, temos boas notícias para os utilizadores de um smartphone Redmi da Xiaomi, e más para um dispositivo Samsung.

Em seguida ficará a conhecer a lista dos smartphones que ganharam suporte oficial, e dos que perderam.


Sendo um projeto muito dependente do trabalho de programadores independentes, é fácil entender que alguns dispositivos possam, repentinamente, perder o suporte oficial da LineageOS. De igual modo, torna-se facilmente compreensível que o interesse em torno de um terminal lhe confira esse mesmo suporte.

A LineageOS está disponível para múltiplos smartphones Android

Isto é, o trabalho de um programador, bem como o seu interesse num terminal, é um reflexo da popularidade do terminal. Portanto, se um determinado equipamento Xiaomi usufrui de um pico de procura, ou se um dispositivo Samsung, cai no esquecimento, também o suporte oficial pode variar no espaço de poucos meses.

Ainda assim, sentimos que a lista de smartphones suportados tende a crescer. Ainda que alguns equipamentos possam vir a perder as novas compilações, o oposto é mais comum. Posto isto, temos agora a remoção do tablet Nvidia Shied. Portanto, a não ser que o interesse no mesmo volte a despertar, não terá mais atualizações.

De igual modo, também o Google Nexus 4 (mako), deixará de receber novas atualizações. Note-se que este é o significado da perda de suporte oficial. As compilações atuais da LineageOS funcionarão perfeitamente, mas não receberá atualizações futuras. No entanto, existem outras custom ROMs de diversas fontes.

O Samsung Galaxy S9 deixa de ser suportado pela LineageOS

Esta é talvez a maior baixa na lista de smartphones Android suportados. O Samsung Galaxy S9, apresentado a 11 de março de 2018 é um terminal relativamente novo, além de ser perfeitamente capaz. No entanto, cumpre referir que apenas a versão com o processador Exynos (europeia), chegou a ter suporte oficial da LineageOS.

 

 

E ainda que a baixa da Samsung seja notória, temos também o ZTE Axon 7, um modelo relativamente popular em Portugal. Também este dispositivo vê o suporte oficial a ser-lhe retirado. Este é o último dos smartphones a perderem as próximas atualizações, pelo menos até surgir palavra contrária.

O Xiaomi Redmi Note 7 Pro é uma das adições

Em contraste com o Samsung Galaxy S9, o novo Xiaomi Redmi Note 7 Pro passa a ter suporte oficial da LineageOS. É um dos smartphones mais económicos da empresa chinesa, bem como um dos mais procurados da atualidade. Desse modo, era já expectável a sua inclusão na lista de equipamentos suportados.

Além do terminal da Xiaomi, temos também a adição do YU Yuphoria, do ASUS ZenFone Max Pro M1, bem como do Honor 5X da Huawei. A todos os novos equipamentos chegarão assim as próximas atualizações da ROM em questão.

Leia mais…

Exit mobile version