Todos sabem que apesar do iOS e do iPhone serem os mais lucrativos, é o Android que domina o mercado dos smartphones, em número de unidades vendidas.
Mas se este é um domínio que é natural, por várias razões, nunca esteve tão vincado como agora. No último trimestre quase 90% dos smartphones vendidos eram Android.
Os números que comprovam este novo máximo do Android foram avançados pela empresa de análise de mercado Strategy Analytics, que estima que no terceiro trimestre de 2016, 88% dos smartphones que entraram no mercado eram alimentados pelo sistema operativo da Google.
O domínio do Android nas vendas
Este valor não acontece por acaso e resulta de perdas dos sistemas concorrentes e do natural aproveitamento que foi feito pelo Android. Não se venderam menos smartphones, muito pelo contrário, com o valor para o trimestre a ser de 375,4 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 6% face a 2015.
Envios globais de smartphones por SO (Milhões de unidades) | 3ºQ ’15 | 3ºQ ’16 | Crescimento Ano-a-Ano (%) | |||||||
Android | 298,0 | 328,6 | 10,3% | |||||||
Apple iOS | 48,0 | 45,5 | -5,2% | |||||||
Outros | 8,2 | 1,3 | -84,1% | |||||||
Total | 354,2 | 375,4 | 6,0% |
Há a destacar que o iOS e o iPhone perderam 5,2% face ao mesmo período do ano anterior e que, aqui sim uma surpresa completa, o Windows Phone e o BlackBerry desceram 84,1% face a 2015, tendo agora uma expressão quase nula.
O mercado global é dominado pelo Android
Ao analisar os números de quota de mercado a mesma realidade anterior pode ser vista. Aqui o Android domina já com 87,5%, tendo o iOS apenas 12,1% do mercado. Os “Outros”, que combinam o Windows Phone e o BlackBerry têm também aqui um valor marginal, com apenas 0,3%, tendo caído dos 2,3%.
Quota de mercado global de smartphones por SO (%) | 3ºQ ’15 | 3ºQ ’16 | |||||||
Android | 84,1% | 87,5% | |||||||
Apple iOS | 13,6% | 12,1% | |||||||
Outros | 2,3% | 0,3% | |||||||
Total | 100,0% | 100.0% | |||||||
Crescimento Total Ano-a-Ano % | 9,5% | 6,0% |
Curiosamente as perdas da Apple resultam em vendas abaixo do esperado na China e em África. No caso do Android parte do seu crescimento resulta das vendas de equipamentos de entrada de gama, principalmente nos mercados emergentes.
Mesmo com este domínio completo, a Google e o Android têm alguns desafios importantes pela frente. Este SO está presente com cada vez mais marcas e com cada vez mais equipamentos, o que leva a que os lucros sejam reduzidos. Poucas marcas conseguem ter lucros elevados e a própria Google, com os novos Pixel, está a concorrer directamente com os seus parceiros.