Como temos revelado, a loja oficial de aplicações para Android é um autêntico “repositório de malware”, uma vez que há aplicações que escondem os mais diversos esquemas e código malicioso.
O investigador Lukas Stefanko da ESET tem feito um excelente trabalho ao longo dos últimos anos, dando a conhecer vários esquemas usados por apps com o objetivo de roubar dados dos utilizadores e/ou apresentar publicidade. Saiba quais as apps que deve remover já.
Há três apps publicadas na Google Play Store que são usadas para exibir anúncios indesejados. Além desta faceta, estas apps fazem uso também de uma técnica inteligente para evitar a sua desinstalação. As apps são a: Super Camera Lite, Excellent Camera e Ideal Camera: Full e já têm mais de 700 mil instalações.
Como funciona este novo esquema?
Após instalar uma das aplicações referidas anteriormente no seu dispositivo Android, o sistema cria automaticamente um ícone para a sua execução. No entanto, após a primeira execução, o ícone principal da app é excluído e é apresentado um segundo com a opção para “Remover” a app.
No entanto, na verdade, ao tentar remover a app através desse atalho, a mesma não é removida, continuando a apresentar publicidade no seu dispositivo, apesar do ícone desaparecer da área de aplicações.
Remove is not Uninstall
Found 3 apps on Google Play with over 700,000 installs that use interesting persistence technique.
When user realizes app is not as described, he can only remove the app icon not uninstall the app itself.
How it works I explained it in the video: pic.twitter.com/HrAVw6TTLq
— Lukas Stefanko (@LukasStefanko) March 5, 2019
Lukas Stefanko diz que existem mais apps a usar esta técnica, por isso é importante que estejam atentos ao que instalam. Uma das boas práticas é ler os comentários dos utilizadores para perceber se a app a instalar é de confiança. Neste caso para desinstalar totalmente a app devem ir via Google Play Store.