Pplware

Android: Detetadas 172 aplicações maliciosas na Google Play

Os números são simplesmente incríveis e mostram que a Google não consegue vencer a guerra do malware! O já conhecido investigador da ESET, Lukas Stefanko, revelou recentemente que, só em setembro, foram detetadas 172 aplicações maliciosas na Google Play.

Mais incrível e preocupante é que essas apps foram descarregadas quase 336 milhões de vezes.


Se tem um dispositivo com Android é melhor estar atento ao que descarrega da loja oficial. De acordo com Lukas Stefanko, as apps maliciosas foram descarregadas e instaladas 335 952 400 de vezes!

Entre as diversas categorias de malware, a mais popular foi adware, com 48 apps. O número de instalações superou os 300 milhões. Seguiram-se as apps para esquemas de subscrição (15 apps detetadas) e as apps com publicidade escondida (hidden Ads).

De acordo com a Forbes, uma boa parte destas apps já foi removida, mas ainda há algumas que estão disponíveis para os utilizadores.

Estará a disseminação de malware para Android fora de controlo?

Com tanta app infetada num único mês e com tanto download é caso fazer soar os alarmes. Estamos a falar da loja oficial de aplicações para Android e isso deve ser da preocupação dos utilizadores deste sistema.

Estes novos dados mostram a realidade que a Google enfrenta, revelou o investigador de segurança Sean Wright. “Infelizmente, este problema parece estar a piorar. Seria interessante saber se a Google tem algum plano para tentar resolver este problema (grave)”.

Wright aconselha que os utilizadores apenas instalem as apps que precisam. Os utilizadores devem prestar muita atenção aos detalhes, especialmente às permissões. Se, por exemplo, estiver a instalar uma app lanterna e esta solicitar permissões para ler os contactos, isso deve servir para abandonar de imediato a instalação.

Exit mobile version