4 de cada 5 smartphones vendidos é Android
Todos nós já sabemos que o Android é a plataforma líder no segmento dos dispositivos móveis há algum tempo. Tal liderança deve-se certamente à adopção desta plataforma por parte de muitos fabricantes mas também à satisfação dos muitos milhões de utilizadores que a usam diariamente.
Passado mais um trimestre, a Strategy Analytics publicou mais um estudo de mercado que indica que a plataforma da Google liderou por completo o terceiro trimestre deste ano, conseguindo 81% do mercado dos smartphones.
De acordo com o último relatório da Strategy Analytics, no terceiro trimestre deste ano foram vendidos cerca de 251 milhões de smartphones. A plataforma Android bateu todos os recordes até ao momento, tendo conseguido conquistar 81,3% do mercado de vendas de smartphones, muito por culpa da Apple e Blackberry.
Ao nível global, as vendas de cresceram cerca de 45%, tendo sido registadas 172.8 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2012 e, em igual período deste ano o valor subiu para as 251 milhões de unidades vendidas.
Como se pode ver pela tabela seguinte, no terceiro trimestre, em 251 milhões de smartphones vendidos, 204.4 são Android. Este relatório confirma o bom momento da plataforma da Google mas também do Windows Phone da Microsoft que quase triplicou a sua participação no mercado (desde o terceiro trimestre de 2012) e é actualmente a plataforma que regista um crescimento mais rápido neste segmento.
A Blackberry continua a perder diariamente terreno, assim como outras plataformas que não constam do relatório.
Traduzindo os números anteriores em % de mercado, podemos ver que o Android lidera isolado com 81%, seguido de muito longe pela Apple com apenas 13,4% e com o Windows Phone ainda a ganhar forças para tentar, no mínimo, ultrapassar a Apple (Há quem diga que mais dois anos e ultrapassa o iOS…)
Como referido, estes são os dados para o terceiro trimestre de 2013 relativos à venda de smartphones. Estamos já em pleno quarto trimestre e já não falta muito para o período natalício, onde as vendas deste tipo de equipamentos dispara.
Será que o Android, com o novo Nexus 5, irá aumentar a vantagem sobre a Apple…ou a venda de iPhones irá “baralhar” os números? E o Windows Phone…continuará a crescer fortemente?