Pplware

3,2 milhões de apps maliciosas detetadas para Android em 2018

A enorme popularidade do sistema operativo móvel Android também se sente ao nível do malware!  Sendo o sistema operativo mais usado em todo o mundo, é natural que o Android seja o alvo preferido de quem cria aplicações maliciosas.

Segundo um relatório recente da G-DATA, até ao final do terceiro trimestre de 2018 tinham sido detetadas cerca de 3,2 milhões de apps maliciosas para Android.


Os números apresentados agora pela empresa de segurança G-DATA falam por si. Até ao final do terceiro trimestre de 2018, já foram detetadas 3,2 milhões de apps maliciosas para Android o que significa um aumento de 40% face ao período homólogo.

Segundo os responsáveis pelo estudo, hoje em dia 8 em 10 pessoas no mundo usam um smartphone com Android e nesse sentido existe uma aposta forte por quem cria apps maliciosas.

A continuar ao ritmo que está, o ano de 2018 deverá terminar com um novo recorde. Tendo em conta que até agora foram detetadas 3,2 milhões de apps maliciosas, isto significa uma média diária de 11 700 novas amostras de malware por dia para o popular sistema operacional.

No entanto, as ameaças não são apenas ao nível do malware. A falta de atualizações ou simplesmente a não atualização dos sistemas continuam a representar um perigo para os dispositivos.

É importante também referir que o facto de existir muito malware para Android não significa que o sistema seja inseguro. Muita das vezes o problema está nos próprios utilizadores que instalam aplicações não verificadas.

via G-DATA

Exit mobile version