Com o Android 13 a ser desenvolvido a um ritmo elevado, espera-seque as novidades surjam de forma constante e sempre para melhorar este sistema. É assim que a Google tem funcionado ao longo dos anos, com um grande sucesso.
Também como é normal, surge na I/O a primeira versão realmente aberta ao público, fora dos smartphones da Google. Isso aconteceu agora, com a Beta 2 do Android 13, que foi finalmente aberta a muitos mais smartphones para testes.
Poucas novidades nesta nova versão
Como é normal, e até esperado, a Google revelou mais novidades sobre o Android 13 na I/O de 2022. Esta nova versão está a ser preparada há vários meses, com muitas novidades no campo da segurança e no design que é usado no Android.
Esta versão mais recente é muito limitada no campo das novidades, mas ainda assim tem mudanças importantes. Algo que traz é uma maturidade e amadurecimento das funcionalidades que a Google está a preparar para a versão final.
Android 13 em muitos mais smartphones
Com esta nova disponibilização, a Google deu mais um passo importante para o crescimento e desenvolvimento do Android 13. Novos equipamentos recebem agora a possibilidade de testar e avaliar o que foi desenvolvido nos últimos meses.
- ASUS ZenFone 8
- Nokia (a marca não revelou quais os smartphones)
- OnePlus 10 Pro
- Oppo Find N
- Oppo Find X5 Pro
- Realme GT 2 Pro
- Sharp Aquos Sense6
- Tecno Camon 19 Pro 5G
- Vivo X80 Pro
- Xiaomi 12
- Xiaomi 12 Pro
- ZTE Axon 40 Ultra
Falamos assim de marcas como a Asus, Nokia, OPPO, Realme, Sharp, Tecno, Vivo, Xiaomi e ZTE. Estes smartphones foram escolhidos para alargar o acesso do Android 13 e assim detetar potenciais problemas para os utilizadores.
Google também abre testes aos tablets
Desta vez, e para além dos smartphones da Google e das marcas reveladas, o Android 13 vai também poder ser experimentado e avaliados em tablets. Temos o conhecido Lenovo P12 Pro, já usado no Android 12 L e o Mi Pad 5 da Xiaomi.
- Lenovo P12 Pro
- Xiaomi Mi Pad 5
Para testar esta nova versão, bastará aceder ao programa Beta do Android 13 e seguir os passos apresentados pela Google para cada uma das marcas.