É verdade que quando se fala em malware para dispositivos móveis a plataforma móvel da Google é normalmente a “vítima”. O ano de 2018 mostrou que os utilizadores Android devem estar muito atentos ao que instalam, inclusive dentro da própria Google Play.
O ano de 2019 começa com um alerta para os utilizadores do iPhone/iPad, pois, há um conjunto de apps/jogos que linkam para o malware Golduck.
O malware Golduck é bem conhecido do mundo Android e agora chegou ao iOS. De acordo com uma investigação, ao todo são 14 apps (todos jogos retro) que comunicam com um servidor C&C (Command and Control) que tem associado o malware Golduck.
De acordo com as informações, os 14 jogos retro para iPhone/iPad já foram retirados da App Store, mas é importante que os remova dos seus dispositivos (se os tiver instalados).
Lista de jogos associados ao malware Golduck
- Commando Metal: Classic Contra
- Super Pentron Adventure: Super Hard
- Classic Tank vs Super Bomber
- Super Adventure of Maritron
- Roy Adventure Troll Game
- Trap Dungeons: Super Adventure
- Bounce Classic Legend
- Block Game
- Classic Bomber: Super Legend
- Brain It On: Stickman Physics
- Bomber Game: Classic Bomberman
- Classic Brick – Retro Block, The Climber Brick
- Chicken Shoot Galaxy Invaders.
De referir que o malware Golduck foi descoberto há cerca de um ano pela Appthority. Segundo dados revelados, no segmento Android estes jogos retro foram instalados mais de 10 milhões de vezes, deixando os dispositivos dos utilizadores vulneráveis a vários níveis. De referir que, através de um esquema deste tipo, os atacantes têm a possibilidade de executar remotamente comandos e aceder a informações do dispositivo móvel.
Para iOS ainda não há informação de qualquer tipo de ação maliciosa, pois, apenas estavam a ser apresentados ícones e links com publicidade. No entanto, a empresa de segurança reforça que deve desinstalar já este tipo de jogos para manter o seu smartphone livre deste tipo de esquemas. Estes jogos já foram instalados mais de 1 milhão de vezes em dispositivos com iOS.
Via TechCrunch