Ao longo das várias versões do iOS têm aparecido bugs de segurança que permitem ultrapassar os mecanismos de segurança e aceder às informações dos utilizadores.
Recentemente foi descoberto um bug no iOS 11 que permite aceder às fotos do utilizador, mesmo que o esteja iPhone bloqueado.
Se tem um iPhone com o iOS 11 ou iOS 11.1 beta então fique a saber que é possível, neste momento, aceder às suas fotografias. O “processo (passo a passo)” usado para ultrapassar os mecanismos de segurança do sistema foi publicado no canal de Youtube iDeviceHelp.
Para que tudo funcione, o iPhone tem de receber uma chamada e depois o utilizador deverá carregar em Mensagem e inserir três emojis. Depois é necessário “chamar” a Siri, pedir para abrir as Definições, carregar no botão Ligar/Desligar, voltar a receber uma mensagem, carregar em Mensagens e de seguida o utilizador passa a ter a possibilidade de aceder às fotografias do iPhone.
Como se pode ver pelo vídeo, o método envolve alguns passos, mas a verdade é que permite mesmo o acesso às nossas fotografias. Se alguém perder um iPhone talvez se aventure a tentar aceder a tais conteúdos. De acordo com o responsável pelo canal, a Apple já foi informada do problema e brevemente deverá lançar uma correção.
Como se proteger?
Uma vez que este processo necessita de usar a Siri, nada melhor que desativar tal funcionalidade no ecrã de bloqueio. Para tal, basta ir às Definições > Siri e Pesquisa e desativar a opção Permitir com o ecrã bloqueado.