Já ouviu falar na rede social Mastodon? O Twitter não é a rede social mais usada em Portugal, mas é muito forte em vários países. No nosso país, o perfil de utilizadores do Twitter é direcionado para políticos, analistas, comentadores, entre outros.
Com todas as controvérsias criadas por Elon Musk após a compra do Twitter, muitos utilizadores já procuram alternativas. Hoje temos uma sugestão!
Mastodon: Provavelmente a rede social mais parecida com o Twitter
Provavelmente até agora poucas pessoas ouviram falar no nome Mastodon. Esta rede social destaca-se de outras pelo facto de não ser gerida por uma empresa, sendo um projeto totalmente descentralizado.
O Mastodon é provavelmente a plataforma digital mais parecida com o Twitter e por isso o número de adeptos tem vindo a crescer nos últimos meses.
A rede social Mastodon foi criada em março de 2016 e nas últimas semanas o número de utilizadores tem crescido substancialmente por causa das “aselhices” (ou não) de Elon Musk. A Mastodon utiliza os chamados toots, em vez de tweets (como no twitter) e os boosts em vez de retweets. Permite a escrita até 500 carateres por publicação.
Segundo o criador, Eugen Rochko, esta rede ganhou 230 mil utilizadores desde 27 de outubro, quando Musk assumiu o controlo do Twitter. Neste momento, tem cerca de 655 mil utilizadores ativos todos os meses.
Esta rede social é operada por uma organização sem fins lucrativos dirigida pelo criador Eugen Rochko, e é apoiado através de crowdfunding. O masto.pt é uma instância de Mastodon para pessoas que falam Português. Pode descarregar aqui a app para Android e para iPhone aqui.